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Seminário GIEEMP | “Não somos fãs só para agitar bandeiras”: o público enquanto gatekeeper do Festival RTP da Canção
SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
2024-03-06 | 18h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 - Piso 2 | Sala Zoom
Entrada livre, presencial e online.
“Não somos fãs só para agitar bandeiras”: o público enquanto gatekeeper do Festival RTP da Canção
Sofia Vieira Lopes | INET-md
O Festival Eurovisão da Canção é um concurso de canções, organizado pela European Broadcasting Union (EBU) desde 1956, que coloca em competição as televisões de serviço público de um espaço que hoje transpõe as fronteiras da Europa. Em 1964, a RTP criava o Festival RTP da Canção para escolher a sua representante no concurso internacional.
A relação da EBU com os media tem assistido, ao longo destes quase setenta anos, a inúmeras alterações. Com a democratização do acesso à internet, no final dos anos 90, uma parte do público do Festival Eurovisão – sobretudo aqueles que se assumem enquanto fãs – tem operado um papel fundamental na reprodução, mediação e também criação de discursos acerca do concurso, das canções concorrentes e dos seus artistas. As ferramentas digitais têm permitido a estes indivíduos operar um papel que não se resume a uma audiência passiva e habitualmente vista como mera consumidora. Esta audiência é também criadora de significados e um gatekeeper crucial na mediação de ideias e valores sobre o concurso.
Partindo do trabalho de campo realizado desde 2013, esta comunicação tem como objetivo principal analisar a relação entre a EBU e as audiências do Festival, dando especial relevo aos grupos que dinamizam websites, blogs e as inúmeras páginas nas redes sociais e que têm um papel ativo na criação de significados acerca do maior e mais duradouro programa televisivo do mundo. Reflete-se também sobre os discursos e comportamento dos organizadores do evento, tanto da EBU como da RTP, analisados no trabalho etnográfico por mim conduzido e na relação de proximidade criada com os diferentes atores nestes processos.
Sofia Vieira Lopes | É investigadora integrada no INET-md. Doutorada em Ciências Musicais - Etnomusicologia (2023), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com um projeto financiado pela FCT (SFRH/BD/103718/2014) que resultou na tese intitulada Música, Televisão, Memória e Representação: um estudo do Festival RTP da Canção (1964 – 2020). É Mestre em Ciências Musicais – Etnomusicologia (2012), (NOVA FCSH) – com a dissertação: “Duas horas vivas numa TV morta”: Zip-Zip, Música e Televisão no preâmbulo da democracia em Portugal. É licenciada em Ciências Musicais (2009) pela mesma instituição. Tem desenvolvido trabalho de investigação no âmbito do Festival RTP da Canção, Festival Eurovisão da Canção, Festivais de Música, Música e Televisão, Media e Indústrias da Música, Memória.