• Bombos2
Menu
O grupo Post-ip, composto por um grupo de estudantes do INET-md, acaba de lançar o terceiro episódio do seu Podcast "Pod-ip". O episódio desta semana conta com a presença de Olga Cunha, coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA FCSH, que irá abordar os desafios inerentes à realização de um Doutoramento. Amanhã, às 12h00, pode assistir no canal de Youtube e na página de Spotify do Pod-ip.
 
WhatsApp_Image_2024-02-05_at_14.56.21.jpeg
 
No terceiro episódio do Pod-ip, mergulhamos nos desafios que podem surgir durante o Doutoramento e exploramos estratégias para os enfrentar, com a ajuda  com a de Olga Cunha, Coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA FCSH, onde estão incluídos os Serviços de Psicologia, Inclusão e Igualdade (PsII+) e as áreas das necessidades educativas especiais, igualdade de género, mentorias, voluntariado institucional e parcerias, transversal a toda a comunidade educativa da faculdade.
Mobilizando os depoimentos que escutou ao longo de mais de vinte anos no acompanhamento psicopedagógico e orientação na formação profissional, Olga Cunha enumera algumas preocupações recorrentes que encontra nos doutorandos, tais como dificuldades na escrita, ansiedade, relação com a equipa de orientação, gestão do tempo e compatibilização com outros aspetos da vida pessoal (como manutenção de amizades ou realização de tarefas relevantes no contexto familiar).
Com um olhar empático e optimista, Olga Cunha enriquece a perspetiva clínica com a sua experiência pessoal, tanto passada, na realização do doutoramento em Psicologia, que concluiu em 2016, como actual, enquanto doutoranda em Estudos de Género.
Reforçando que o doutoramento é mais do que a tese, Olga Cunha deixa alguns conselhos práticos que podem ser úteis para futuros doutorandos e e atuais alunos de doutoramento.
 
Olga Cunha Com uma carreira de mais de vinte anos no acompanhamento psicopedagógicoorientação na formação profissional,Olga Cunha éCoordenadora do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA FCSH, onde estão incluídos os Serviços de Psicologia, Inclusão e Igualdade (PsII+) e as áreas das necessidades educativas especiais, igualdade de género, mentorias, voluntariado institucional e parceriastransversal a toda a comunidade educativa da faculdade.É Presidente da Direcção da RESAPES - Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, desde 2023, e fez parte da comissão técnica Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito do programa de promoção da saúde mental nos estudantes do ensino superior.Em 2016, concluiu o Doutoramento em Psicologia peloInstituto Superior de Psicologia Aplicada(ISPA), área de especialidade Psicologia Comunitária, com a tese "Sentido Psicológico de Comunidade: um estudomultimétodonum contexto associativo". Mantém uma relação estreita com a instituição, enquanto investigadora colaboradora do Applied Psychology Research Center Capabilities Inclusion(APPsyCI), e enquanto Professora Convidada, responsável pela cadeira de Métodos de Planeamento e Avaliação de Programas Comunitários no Mestrado em Psicologia Comunitária. Atualmente, frequenta doutoramento em Estudos de Género na NOVA FCSH.
 
Confira todos os episódios no canal de Youtube e na página do Spotify.