• Palco
Menu
O INET-md associa-se à Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul para promover um concerto-tertúlia, que surge da investigação desenvolvida por Alejandro Reyes-Lucero, doutorando em Ciências Musicais da NOVA FCSH, no âmbito do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música.
 
 
2024.02.24 | 19h00 | COSSOUL - Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul | Rua Nova da Piedade, n.º 66 - 1200-299 Lisboa | Entrada livre
 


Do Salão à Sociedade: “Cantos do Carnaval Florentino do tempo de Lourenço ‘O Magnífico’”
 
Cláudia Sousa | CESEM
 
Em 1923, a cantora lírica e mecenas Ema Romero Santos Fonseca da Câmara Reis encetou em Lisboa a organização de um ciclo de concertos-conferência chamado "Divulgação Musical". O objetivo principal deste projeto consistia na apresentação em primeira audição de obras musicais desconhecidas para o público português, fundamentando-se em três áreas temáticas: (i) Música Vocal da Idade Média e do Renascimento; (ii) Música Folclórica/Canção Popular e (iii) Música de Câmara Moderna.
 
Cada concerto iniciava com uma palestra introdutória que visava contextualizar e facilitar a audição das obras escolhidas para cada programa. Múltiplas figuras da vida intelectual e cultural portuguesa da época participaram como palestrantes convidados. Autores e jornalistas tais como António Sérgio, Bento de Jesus Caraça, Luís da Câmara Reis, Aquilino Ribeiro ou José Maria Ferreira de Castro, assim como os compositores Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça, são um pequeno exemplo da diversidade de conferencistas. Com a participação de amadores de música e instrumentistas profissionais, a “Divulgação Musical” começou os seus trabalhos no salão musical privado de Ema Santos Fonseca, chegando ainda a espaços como o Salão Nobre do Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música, a Liga Naval Portuguesa ou a Universidade Popular Portuguesa. Entre 1923 e 1940, e no contexto do ciclo de audições da “Divulgação Musical”, organizaram-se um total de 142 concertos-conferências.
 
Inspirando-nos na obra de Ema Santos Fonseca, pretendemos reproduzir neste concerto o programa da audição número 37 da "Divulgação Musical". Ouvir-se-á um programa exclusivamente dedicado à música vocal a cappella do Renascimento, em particular aos "Cantos do Carnaval Florentino do tempo de Lourenço 'O Magnífico'".

Em homenagem ao carácter divulgativo, e logo a seguir à interpretação musical, propomos a realização de uma tertúlia entre os músicos, o público e uma convidada musicóloga, especializada nesta área temática.

Programa:

  1. Canto di poveri che accattano per carità
  2. Canto delle rivenditore
  3. Canto de' diavoli
  4. Canto della orte
  5. Canto del popolo
  6. Trionfo delle tre Parche
  7. Canto della pace
  8. Trionfo della Dea Minerva
  9. Trionfo de' diavoli
  10. Canto di lanzi cozzoni

 

 
Cantores:
 
Margarida Simões, Soprano
Madalena Barão, Contralto
João Pedro Afonso, Tenor
João Costa, Baixo

 

Palestrante:
 
Cláudia Sousa | Doutoranda em Ciência Musicais pela NOVA-FCSH e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Educação e Ciência de Portugal (2023-), colaborando na Linha Temática de Iconografia Musical/Grupo de Música no Período Moderno do Centro de Cláudia Sousa (1993) é doutoranda em Ciência Musicais pela NOVA-FCSH e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Educação e Ciência de Portugal (2023-), colaborando na Linha Temática de Iconografia Musical/ Grupo de Música no Período Moderno do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical CESEM/NOVA-FCSH (2019-). Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso - AMVP (1997-2011). Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014), participou no programa Erasmus na Università degli Studi di Parma (2013-14). Frequentou a pós-graduação em Estudos Artísticos em Coimbra, na variante de Musicologia Histórica. Conclui, em 2019, o Mestrado em Ensino de Música, na variante de História da Música com o projeto "Uma audição por dia não sabe o bem que lhe fazia: projeto educativo transdisciplinar em História e Cultura das Artes". Participou na Nova FCSH Summer School no curso de "Museologia e Música (2ª edição) - Património Artístico Musical dos Museus Portugueses" (2019) e, desde então, tem-se dedicado à investigação nas áreas da Iconografia Musical e Organologia com especial incidência em Música na tapeçaria portuguesa e em Portugal. Foi docente de História da Cultura e das Artes - Música no Ensino Artístico Especializado (2018-2023).