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Bart Vanspauwen e Iñigo Sánchez-Fuarros, ambos investigadores do INET-md, são autores de um capítulo intitulado "Embracing postcolonial diversity? Music selection and affective formation in TAP Air Portugal’s in-flight entertainment system". O capítulo integra o livro Legacies of the Portuguese Colonial Empire: Nationalism, Popular Culture and Citizenship (Bloomsbury Academic, 2023), uma nova obra de referência nos estudos de cultura popular e colonialismo, coeditada por Elsa Peralta (CEComp-UL) e Nuno Domingos (ICS-UL).
 
 
Sínopse do capítulo:
 
Os aviões comerciais têm gradualmente vindo a substituir navios e outros meios de transporte como veículos que conectam países e continentes. Além de transportar pessoas, as aeronaves modernas também entregam cada vez mais conteúdo cultural. Com a ascensão da tecnologia digital, sistemas interativos de entretenimento a bordo tornaram-se disponíveis para os passageiros, transformando o céu num local quase sem stress para consumo cultural. Enquadrando o nosso trabalho conceptualmente através de teorias de fluxo e mobilidade, analisamos uma série de paisagens sonoras criadas pela TAP Air Portugal, a companhia aérea portuguesa, nos seus voos de longo curso. Na sequência do hino 'De braços abertos', lançado em Março de 2011 – e no qual a fadista portuguesa Mariza, o cantor de semba angolano Paulo Flores e a cantora de MPB brasileira Roberta Sá cantam em uníssono  estudamos algumas das estratégias pelas quais a TAP tem transmitido ligações culturais pós-coloniais entre Portugal e o mundo de língua portuguesa a bordo. Ao mesmo tempo que analisamos quantitativamente a categorização da música como ferramenta de gestão de marca, também refletimos sobre as experiências sonoras individuais que emergem através de playlists personalizáveis durante o voo. Num nível mais amplo, os materiais publicitários da TAP – nas suas dimensões visual, sonora e discursiva – são também analisados à luz de eventuais transições entre o colonial e o pós-colonial. Em última análise, o nosso objetivo passa por compreender os processos de seleção musical, formação de gostos e gestão de marca, à medida que a TAP se baseia nas afinidades culturais existentes para fortalecer a lealdade e informar a sua comunidade de passageiros maioritariamente lusófona.