• Disco2
Menu
Lançamento do Livro-CD "A História da Maria Frederica"
 
 
 
A História da Maria Frederica é um projeto que surge a partir do estudo de manuscritos do compositor Carlos Saraiva (1910-2001), desenvolvido por Ana Margarida Cardoso (membro do INET-md), no âmbito da sua tese de doutoramento. Dentro das suas composições, encontram-se marchas, peças de revista e vários quintetos de sopro, dentre os quais O Livro da Maria Frederica, proveniente de três seleções que fez da obra com o mesmo nome de Frederico de Freitas (1902-1980) e que o Quinteto Nacional de Sopro estreou e interpretou nos estúdios da Emissora Nacional entre 1973 e 1974. O Quinteto de Sopros do Vale gravou assim duas das suas seleções, num total de vinte e oito pequenas peças, cuja ordem corresponde à apresentada por Carlos Saraiva. A partir desta música, a escritora e narradora Rita Pinto criou a história. Posteriormente, realizou-se um concerto narrado para os alunos da Escola de Música da Banda Marcial do Vale, que depois de ouvirem história e música, desenharam as várias personagens, paisagens, entre outros elementos que serviram de base às ilustrações do livro-CD. Esta publicação contou com o apoio de diversas entidades, como o INET-md da Universidade Nova de Lisboa, que ajudaram a torná- la numa realidade e permitiram que esta música e esta história pudessem ser lidas e ouvidas por miúdos e graúdos.
 
Haverão dois lançamentos, o primeiro no dia 8 de Dezembro, pelas 16h no Auditório da Junta de Freguesia de Lourosa (em Santa Maria da Feira), e o segundo no dia 29 de Dezembro, pelas 18h, no Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros, Universidade Nova de Lisboa.
 
 
08-12-2023 | 16h | Auditório da Junta de Freguesia de Lourosa (Santa Maria da Feira)
 
29-12-2023 | 18h | Salão Nobre, Colégio Almada Negreiros | NOVA FCSH (Lisboa)
 
 
Organização: INET-md | Quinteto de Sopros do Vale | Margarida Cardoso
 
 
 
 
Quinteto de Sopros do Vale | Grupo de música de câmara que se dedica à interpretação de repertório escrito por compositores portugueses da segunda metade do século XX. O grupo juntou-se ao projeto de Doutoramento desenvolvido pela investigadora Ana Margarida Cardoso que estudou a atividade do Quinteto Nacional de Sopro (grupo pertencente à antiga Emissora Nacional) e dos seus elementos, para quem foram compostos vários quintetos de sopro, como por exemplo os escritos por Carlos Saraiva, Joly Braga Santos ou José dos Santos Pinto. Em parceria, o Quinteto e a Etnomusicóloga Ana Margarida Cardoso criaram os projetos “Descobrir a História e a Música dos Coretos de Santa Maria da Feira” (2020), “Circum Navegação da Música Portuguesa do séc. XX” (2021) e “O Quinteto trocado por miúdos” (2022). O grupo realizou diversos concertos em vários pontos do país, entre eles Guarda, Vila do Conde, Covilhã, Aveiro e Santa Maria da Feira. Em 2021, tocaram em direto para a Rádio Antena 2 e em outubro de 2022 integraram a programação da Temporada de Música de São Roque e da 45a edição do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão - FIMUV. O objetivo principal é divulgar a música composta por compositores portugueses para quinteto de sopros, não só em Portugal, mas também no estrangeiro. Com este propósito editaram o CD, intitulado "Músicos Ocultos: ao Quinteto Nacional de Sopro" (2022, Editora Grafonola). Atualmente, desenvolvem o projeto “A História da Maria Frederica”, baseado no livro-CD com o mesmo nome, em conjunto com a escritora e narradora Rita Pinto.