• Guitarra
Menu
INET-md lidera investigação etnomusicológica em torno das bandas filarmónicas do Vimieiro
 
Parque Urbano do Vimieiro | 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2023
 
As bandas filarmónicas da vila do Vimeiro, em Arraiolos, constituirão o objeto de estudo de um projeto de investigação etnomusicológica desenvolvida pelo INET-md. O projeto conta com uma Comissão Científica liderada pela Presidente Emérita do INET-md, Professora Salwa El-Shawan Castelo-Branco, e constituída pelo Município de Arraiolos, pela Dr.ª Ana Paula Amendoeira (Direção Regional de Cultura do Alentejo) e pelos investigadores Maria do Rosário Pestana (INET-md | UA), Ana Margarida Cardoso (INET-md | NOVA FCSH | UA), André Granjo (INET-md | UA) e Paulo Lima (INET-md).
 
A investigação etnomusicológica decorrerá paralelamente ao levantamento e estudo histórico relativo ao Palácio Condes do Vimieiro e aos seus proprietários, a Família Faro e Sousa, que será desenvolvido por uma equipa de historiadores contratada para o efeito. O objetivo será transformar este palácio do século XVIII num espaço museológico, que albergará o primeiro laboratório de investigação de bandas filarmónicas em Portugal.
 
Uma vez que o projeto se irá desenvolver de forma colaborativa, em consonância com representantes das instituições locais e regionais, associações culturais e membros da comunidade, incluirá ainda um Conselho Consultivo. Dele fazem parte a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Dr.ª Sílvia Pinto, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro, Dr. Rui Estriga, a Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro, Dr.ª Helena Espadaneira, o Dr. Rui Lobo (historiador local), um representante regional de Cultura e os representantes das associações filarmónicas locais.
 
A apresentação pública do projeto estará incluída na iniciativa “Artes no Rossio”, que decorrerá entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, no Vimieiro. Estão incluídos no cartaz os concertos da Orquestra Sinfonietta de Lisboa (com o Maestro Vasco Pearce de Azevedo) (no dia 29) e de Mário Laginha e Camané (no dia 30).
 
O projeto será apresentado no dia 1 de outubro, pelas 16h, no Centro Interpretativo do Mundo Rural e contará com a participação das duas bandas filarmónicas locais, a Sociedade Musical União Vimieirense e a Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense.
 
2023-10-27-Vimieiro-Poster