• Dança7
Menu
Exposição
 
 
Ser Músico em Portugal (1750-1985)
Uma viagem pela história do associativismo musical
 
 
27.05.2023 até 30.07.2023 | NOVA FCSH | Colégio Almada Negreiros | Sala de Esgrima
 
Concebida no âmbito do projecto PROFMUS – Ser músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), a Exposição “SER MÚSICO EM PORTUGAL (1750 1985)” estará patente no Colégio Almada Negreiros (Sala de Esgrima) entre os dias 27 de Maio e 10 de Julho de 2023, das 10h às 18h.

 

Trata-se da reposição da exposição apresentada em 2022 no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria (Monte Estoril), iniciativa inédita e pioneira que tem por base uma selecção de documentos e outras peças de enorme valor e interesse patrimonial, provenientes dos arquivos históricos da Irmandade de Santa Cecília e do Montepio Filarmónico, ambos localizados na Basílica dos Mártires, e do Arquivo Histórico do Sindicato dos Músicos, depositado no Museu da Música Portuguesa.

 

Esta exposição permite tomar contacto com a extraordinária riqueza documental conservada nestes acervos, fonte essencial para a história da vida musical em Portugal entre o final do Antigo Regime, quando ocorre um considerável crescimento do associativismo profissional dos músicos portugueses, até à integração de Portugal na então CEE (1985), e ao consequente início da livre circulação dos profissionais da música no mercado de trabalho europeu.

 

Documentar a forma como as associações e os músicos se organizaram profissionalmente ao longo deste largo período, visa estimular novos olhares sobre as condições da actividade musical quotidiana em Portugal, um património imaterial histórico que importa preservar e estudar.

 

A exposição “Ser Músico em Portugal (1750-1985)” tem produção e curadoria dos investigadores do INET-md,Cristina FernandesManuel Deniz Silva e Tiago Manuel da Hora e é dedicada à memória do musicólogo Francesco Esposito (1964-2020).

 

Esta exposição é financiada por fundos naconais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. no âmbito do pojecto PTDC/ART-PER/32624/2017

 

cartaz | desdobrável (PT) | desdobrável (EN)