• Batuque
Menu
O projeto TransVariations – Music beyond the limits of time and technology, que arranca no início de abril, surge para problematizar a relação entre interpretação e criação artística no contexto da música de concerto ocidental através do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos inovadores. Este é um projeto coordenado por Alfonso Benetti, investigador no Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da Universidade de Aveiro (UA).
 
 
0000000000000006666666667777777alfonso
  
 

No âmbito da música de concerto ocidental, a performance tem estado intimamente ligada à interpretação com base na ideia de autenticidade frente a um determinado texto musical. A tecnologia permanece sobretudo circunscrita ao contexto da composição musical, enquanto a performance de obras não-contemporâneas perpetua linguagens históricas convencionais, muitas vezes ultrapassadas no que diz respeito ao uso de recursos inovadores para a compreensão do passado.

A iniciativa TransVariations – Music beyond the limits of time and technology, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais da EEA Grants e com início entre 12-14 de abril em Trondheim (Noruega), propõe uma mudança de paradigma na abordagem artística, defendendo uma atualização de ideias e recursos em função da reconfiguração do passado.
O principal objetivo da iniciativa é problematizar a relação entre interpretação e criação artística no contexto da música de concerto ocidental através do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos inovadores. Os objetivos específicos são:
  • Promover a (re)criação de obras artísticas do passado e a produção de novos outputs artísticos através do uso de linguagens contemporâneas baseadas na experimentação com interfaces tecnológicas;
  • Proporcionar o teste e aprimoramento de novas tecnologias associadas à criação artística;
  • Reformular a ideia de expressividade em música através da interação entre ações humanas e feedback do instrumento;
  • Disseminar novos recursos, ferramentas tecnológicas e estratégias práticas relacionadas com interpretação e criação artística em música.
O projeto é coordenado por Alfonso Benettii, investigador no INET-md, e integra os artistas-investigadores Øyvind Brandtsegg, Trond Engum (Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet, Noruega), e Francisco Monteiro (Instituto Politécnico do Porto, Portugal), também membro do INET-md.