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Coordenação 
 
 
Financiamento 
Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 - e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia: POCI-01-0145-FEDER-016814.
 
 
Referência
PTDC/CPC-MMU/5720/2014
 
  
Resumo
Este estudo dirige-se ao saber-fazer musical que é voluntariamente tecido em associações/colectividades musicais. Tem como enfoque privilegiado as bandas filarmónicas, instituições que apesar de terem uma grande participação na vida dos portugueses ao longo de séculos, só desde o virar do século têm conquistado um continuado interesse académico (Herbert 2000; Binder 2006; Reily and Brucher 2013). Esse facto deve-se à persistência nos estudos musicológicos em Portugal de um paradigma essencialista da cultura que rejeita as práticas que se encontram entre os pólos elites artístico-culturais e “povo” e da violência simbólica de uma cultura dominante e saber académico que tem desclassificado práticas de entre-lugares (Gutierrez 2014; Santos 2003). A realidade em estudo neste projecto é dinâmico e intersticial mas está no centro da vida social. Este projeto de investigação explora:
  • a contribuição para o desenvolvimento artístico, educacional (ao longo da vida), profissional, cultural e económico das comunidades que a contextualizam;

  • a capacidade criativa, de tecer comunidades (estáveis ou fluídas e fragmentárias) e identidades, de representar lugares, contextualizar conflitos, construir o espaço público e redesenhar a paisagem sonora. As questões que se colocam prendem-se com saber como – e em que circunstâncias e contextos - o faz e porquê.

Para tal, será desenvolvido um estudo sobre música e cultura assente na dialéctica entre as práticas musicais e os seus agentes, por um lado, e as estruturas sociais e políticas que os contextualizam, enformam e dão significado, por outro. Esta perspectiva é devedora à teoria prática, tal como vem a ser proposta por autores como Pierre Bourdieu 1977, Bell 1992; Sahlins 2000; Ortner 2006, entre outros e aos estudos culturais (Frith, 1996; Hall 1997; Clayton, Herbert, and Middleton 1997).
São objectivos do projeto:
  • 
Reunir, numa base de dados, documentação relevante: coligida em arquivos, espólios e bibliotecas (textos editados e inéditos, como correspondência e atas; composições musicais, registos sonoros e de imagem), resultante do inquérito às associações/colectividades musicais e maestros e produzida na pesquisa de trabalho de campo (notas, registo sonoro e de imagens, entrevistas,....);

  • Estudar sistemática e criticamente o campo construído em torno das associações/colectividades, com particular ênfase nos protagonistas (regentes, compositores, mentores do movimento), eventos (concertos, concursos, encontros, ...) e instituições;

  • Conhecer o seu impacte na sociedade local (educação musical, partilha de conhecimento inter-geracional e aprendizagem ao longo da vida);

  • Discutir o papel da música na construção social, no realinhamento do pensamento e na experimentação e reformulação de normas e valores;

  • 
Contribuir para uma melhor compreensão da dimensão social da participação musical, do envolvimento físico e da presença colectiva;

  • Tornar acessível, através da disponibilização na Web da base de dados, a documentação relevante reunida, com vista a futuros estudos.;

  • Preparar e editar estudos críticos, etnografias e histórias de vida;

  • Publicar estudos em revistas internacionais da especialidade;

  • Discutir e divulgar a pesquisa em conferência internacionais, tais como a World Conference do ICTM, o Encontro Anual do SEM, da Society for Ethnomusicology, ou o Performa, que vai realizar-se na Universidade de Aveiro em 2017;

  • Organizar em Junho de 2018 uma conferência internacional.


No sentido de providenciar uma abordagem interdisciplinar, sistemática e crítica, à prática musical e a ideias como ‘arte’ e ‘cultura’ no contexto do associativismo musical o projecto integra uma equipa que inclui centros de pesquisa e investigadores dos domínios da etnomusicologia, musicologia, ciências da educação, sociologia, cultural studies, tecnologias de informação e comunicação e arquivística. Cruzando abordagens diacrónicas e sincrónicas, o projecto explora métodos mistos: da pesquisa bibliográfica, arquivística, à observação participante e entrevista, do inquérito extensivo, à promoção da dialogia e da experiência como meio de conhecimento. A baliza temporal decorre de um estudo recente que revelou que o ano de 1880 impulsionou em Portugal a cidadania moderna, caracterizada pela participação voluntária e concertada dos cidadãos na vida pública das comunidades a que pertencem, nomeadamente pelo associativismo musical (Pestana 2014).
 Um conjunto de associações/colectividades musicais foi selecionado depois de uma pesquisa preliminar, para integrar o projeto, facilitando o acesso a fundos e espólios particulares.
 
 
Publicações
Pestana, Maria do Rosário, André Granjo, Damien Sagrillo, and Gloria Rodríguez-Lorenzo, eds. 2020. Our Music/Our World: Wind Bands and Local Social Life. Lisboa: Colibri. https://tinyurl.com/ynmufhac
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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