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Projecto de Pós-Doutoramento
 
Cristina PD
 
Orientação
 
Coordenação
 
Referência
SFRH/BPD/75201/2010
 
Prazo de execução
Abril de 2011 a Março de 2017
 
Resumo
O presente projecto de investigação pretende estudar as práticas musicais na Capela Real de Lisboa desde a sua elevação ao estatuto de Patriarcal em 1716, por iniciativa de D. João V, até à extinção em 1834 em consequência da afirmação do Liberalismo e do colapso do Antigo Regime em Portugal. Durante este período, as instituições da música sacra da corte constituíram a mais importante rede de circulação de músicos e repertórios e assumiram uma importância estratégica na representação simbólica do poder régio. Apoiada por um investimento monumental da Casa Real, a música sacra teve um impacto no panorama cultural luso-brasileiro muito maior do que o de qualquer outro domínio musical. O projecto constitui uma continuação lógica da tese de doutoramento O sistema produtivo da música sacra em Portugal no final do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807,abrangendo agora todo o período de existência da instituição e dando ênfase a vertentes que não tinham sido aprofundadas no doutoramento como a produção musical propriamente dita (edição crítica e análise de repertórios, modelos composicionais, práticas de execução, etc.) e as comparações internacionais através de uma contextualização da Capela Real portuguesa no panorama europeuEste último objectivo constitui o principal fio condutor do segundo triénio do projecto (renovação concedida pela FCT em Março de 2013), sob o título A Capela Real e Patriarcal de Lisboa no contexto europeu: comparações internacionais no âmbito do cerimonial de corte e das práticas musicais. A abordagem implica o recurso a metodologias interdisciplinares, envolvendo não só a musicologia, mas também aspectos ligados à história política, social, religiosa e cultural. O estudo comparativo envolvendo a Capela Real e Patriarcal portuguesa e outras capelas de corte europeias de tradição católica (sobre as quais existe já uma ampla bibliografia) terá em conta aspectos como os modelos de organização das estruturas musicais da monarquia; o ritual litúrgico e o cerimonial de corte; os géneros musicais locais específicos e a circulação de repertórios internacionais; a relação do contexto funcional com as práticas interpretativas; as repercussões da actividade das Capelas Reais na vida musical das cidades através da actuação dos seus músicos em diferentes espaços ou da criação de redes profissionais; e o papel da monarquia e das autoridades eclesiásticas na definição do gosto e de estéticas rituais.