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Filiação institucional

ESMAE – Escola Superior de Musica, Artes e Espetáculo – I.P.P.

Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/ Rank or Activity

ESMAE – Escola Superior de Musica, Artes e Espetáculo – I.P.P.: Equiparada a Assistente (Tempo Parcial de 24 de Outubro de 2005 a 31 de Outubro de 2007; Tempo Integral de 31 de Outubro de 2007 a 30 de Setembro de 2010; Tempo Integral com Exclusividade desde 1 de Outubro de 2010)

Universidade de Aveiro: Doutoranda em Música – Performance

Formação Académica/ Education

2011, Diploma de Estudos Avançados, Universidade de Aveiro
Desde 2010, frequência do Programa Doutoral em Música (Performance), Universidade de Aveiro
2005, Licenciatura em Ensino da Música (com estágio profissionalizante integrado), Universidade de Aveiro
2003, Master in Performance Studies – Solo Recitalist Pathway do Royal College of Music (Londres – Inglaterra), reconhecido pela Universidade de Aveiro, a 10 de Dezembro de 2003, como habilitação ao nível de Mestrado, nos termos do disposto no capítulo V do Decreto-Lei no 283/83, de 21 de Junho.
2001, Bachelor of Music do Royal College of Music (Londres – Inglaterra), reconhecido pela Universidade de Aveiro, a 13 de Novembro de 2002, como habilitação ao nível de Licenciatura, nos termos do disposto no capítulo V do Decreto-Lei nº. 283/83, de 21 de Junho. Equivalência, pela mesma Universidade, a 14 de Maio de 2003, ao abrigo do Capítulo II do Decreto-Lei nº. 283/83, de 21 de Junho, aos primeiros 4 anos da Licenciatura em Ensino de Música, com a classificação de 17 valores.

CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER

Apresentou-se a solo com: a Orquestra Artave, em1996; com a Orquestra de Câmara Musicare, sob a direção de Cesário Costa,emFevereiro de 2004; com a Orquestra Raízes Ibéricas, sob a direção do Maestro José Atalaya, em Maio de 2008 e em Novembro de 2009, sob a direção do Maestro Piero Beluggi; com a Orquestra Filarmonia de Gaia, em Julho e Outubro de 2012, sob a direção de Nino Lepore e Mário Mateus, respetivamente.
Desenvolve projetos na área de música de câmara, especialmente em duo com o pianista Constantin Sandu. É membro de um trio, com o pianista Telmo Marques e o violoncelista Valter Mateus; é violinista do quarteto de cordas Ars Camerae, com quem já se apresentou nos concertos em direto para a Antena2, nomeadamente no CCB e na primeira audição em Portugal do Quinteto para piano, de Schnittke, em Maio de 2009 (com o pianista Cláudio Monteiro). A convite do Palácio da Bolsa do Porto, apresentou-se em Fevereiro de 2010 em recital de música de câmara, com o flautista Claudi Arimany, interpretando a integral dos quartetos com flauta, de Mozart.
Desde 2005 - Concertino da Orquestra Raízes Ibéricas (Orquestra de Câmara, sedeada em Lisboa, tendo como Diretor Artístico o Maestro José Atalaya), com a qual se apresentou regularmente em concertos até 2010 e gravou 4 discos, com a editora Numérica (NUM. 1120; NUM. 1152; NUM. 1177; NUM. 1208).
Desde2002 - Como instrumentista convidada, colaborou coma Orquestra Nacional do Porto, com o Remix Orquestra da Casa da Música, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Orquestra Clássica do Centro, Orquestra de Câmara do Minho,com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orquestra de Câmara Musicare e com a Camerata Medina.
1997 a 2002 – No Royal College of Music, foi membro das seguintes orquestras: Sinfonietta, RCM Symphony Orchestra, String Orchestra e Contemporary Orchestra. Nestas orquestras, teve a oportunidade de trabalhar com maestros de renome internacional, tais como: Bernard Haitink, Yves-Pascal Tortelier, Vassily Sinaisky, Sir Roger Norrington, Martin André, entre outros.

CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER

2004/2005, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014; Instrumento (Violino), Música de Câmara, Metodologia e Didática do Instrumento, Repertório de Orquestra, Naipe; Curso Superior de Música – Cordas (Violino); ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
2008/2009 e 2009/2010; Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto; Curso Básico e Complementar da EMAAG – Escola de Música e Artes Alfredo Graça
2003/2004, 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008, Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto; Curso Básico e Complementar do Curso de Música Silva Monteiro
2002/2003, Instrumento (Violino); Curso Básico da Escola de Música de Esposende e Curso Básico da Academia de Música de Santa Maria

INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Domínio de especialização/Research domains

Performance

Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation

Apresentação de Poster, no Research Day, da Universidade de Aveiro, a 13 de Junho de 2012

ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS

Abril de 2012 – Orientação de Masterclass de Violino, no Conservatório de Música do Porto
Março de 2012 – Orientação de Seminário de Violino, no Conservatório de Música de Felgueiras
Fevereiro de 2012 – Orientação de Masterclass de Violino, no Ciclo de Masterclasses da EPABI
2008/2009 e 2009/2010 - Integrou a comissão fundadora e a direção pedagógica da EMAAG – Escola de Música e Artes Alfredo Graça, com paralelismo pedagógico e com sede na Rua do Amial, Porto.
Fevereiro de 2009 - Integrou o júri de violino do concurso de Santa Cecília, no Porto, organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro
Dezembro de 2007; Abril e Dezembro de 2008 - Participou como professora de naipe no estágio da Orquestra de jovens Momentum Perpetuum, que teve lugar na Casa da Música, sob a direção artística de Martin André.

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS

EUFRÁZIO, MARTA, Adaptação do A418 à construção interpretativa da parte de violino da sonata "Kreutzer", Op.47, de Beethoven, RevistaGAMAEstudos Artísticos, Volume I, número 2, Julho-Dezembro 2013, ISSN 2182-8539 e-ISSN 2182-8725

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS

EUFRÁZIO, MARTA, Adaptação do A418 à construção interpretativa da parte de violino da sonata "Kreutzer", Op.47, de Beethoven, Congresso Internacional CSO'2013 – Criadores Sobre outras Obras, 22 de Março de 2013

EUFRÁZIO, MARTA, Adaptação do A418 à construção interpretativa da parte de violino da sonata "Kreutzer", Op.47, de Beethoven, Congresso Internacional CSO'2013 – Criadores Sobre outras Obras, 22 de Março de 2013
EUFRÁZIO, MARTA, Proposta de adaptação do A418 à construção interpretativa da parte de violino da sonata "Kreutzer", Op.47, de Beethoven, Congresso Musical de Guimarães, GuimaraMus 2012, 24 de Março de 2012

Mestrado/Masters

2003, Master in Performance Studies – Solo Recitalist Pathway do Royal College of Music (Londres – Inglaterra), reconhecido pela Universidade de Aveiro, a 10 de Dezembro de 2003, como habilitação ao nível de Mestrado, nos termos do disposto no capítulo V do Decreto-Lei no 283/83, de 21 de Junho.
Doutoramento

Teses em Curso:

O estudo de gravações como base para uma proposta interpretativa:Adaptação do A:418 à construção interpretativa da parte de violino da sonata "a Kreutzer", Op.47, de Beethoven.

ENSINO

ESMAE – Escola Superior de Musica, Artes e Espetáculo – I.P.P: professora de violino; música de câmara; metodologia e didática do instrumento; repertório de orquestra

PRÉMIOS E OUTRAS DISTINÇÕES/PRIZES AND OTHER DISTINCTIONS

2001/2002 - Bolseira do Royal College of Music. (Pagamento de parte da propina de Mestrado, no Royal College of Music.)
1997 a2001- Bolseira da União Europeia (Pagamento de propinas durante o curso de Licenciatura, no Royal College of Music)
1996 – Obteve o 3º prémio em violino, no concurso Prémio Jovens Músicos, organizado pela RDP
FILIAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS/AFFILIATION IN ACADEMIC ORGANIZATIONS

INET-MD

RESUMO DE PROJETOS/ PROJECTS:

Pretendo continuar a investir na minha carreira como violinista e como professora do ensino superior.

Continuarei, paralelamente, a minha investigação na área da performance, na Universidde de Aveiro, especificamente no estudo de gravações e nas possibilidades de aplicação do A:.418a uma criação interpretativa, no violino. A minha proposta é alargar e adaptar o conceito do A:.418à parte de violino da sonata "a Kreutzer", de Beethoven, Op. 47, na minha tese de doutoramento, tendo como base o estudo de gravações. Este método (o A:.418) foi originalmente criado e desenvolvido por Vasco Alves e aplicado pela primeira vez à parte de violoncelo do concerto de Vivaldi RV 418. Tem como principal objetivo revelar e promover a discussão sobre os processos de construção das interpretações dos performers. Esta adaptação e aplicação à interpretação no violino vem não só confirmar a flexibilidade e abrangência do A:.418,como a necessidade de fazer adaptações específicas para cada instrumento.

I intend to continue investing in my career as a professional violinist as well as a professor.

I will continue my research on recorded music studies and the possibilities of the application of the A:.418 to an interpretation, on the violin. My proposal is to extend and adapt the concept of the A:.418 to the violin part of Beethoven's "Kreutzer" sonata, Op.47, in my doctoral thesis. The method (the A:.418) was originally created by Vasco Alves and applied to the cello part of the Vivaldi's concerto RV 418. Its main goal is to reveal and allow the discussion about the construction process of the performer's interpretation. This adaptation and application to the violin interpretation confirms the flexibility and of the scope of the A:.418, as well as the need to make specific adaptations for each instrument.