• Dança 6
Menu

Formação académica

Ano: 2004
Grau: DOUTORAMENTO
Classificação: Approved by unanimity
Instituição que conferiu o grau: Universidade Técnica de Lisboa
Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana
Título da tese: Body and meaning: a proposal on the materiality of dance Orientador: Ana Paula Batalha
Co-orientador: Paulo Cunha e Silva
Domínio científico: Motricidade Humana
Designação do curso: Doutoramento in Dance


Actividades anteriores e situação actual
Período
Cargo, categoria ou actividade
Instituição

01-1-2006 a 31-12-2009

01-5-1991 a

30-9-1998 a 31-8-2007

01-10-2002 a

Leader of the Research Group History, Theory and Criticism of Arts - I&D Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Choreographer
Professor Auxiliar Convidado

Professor Auxiliar Convidado

Centro de Estudos Arnaldo Araujo, ESAP

Balleteatro

Faculdade de Motricidade Humana

Escola Superior Artística do Porto

Balleteatro

Founder and co-director

11-2-1983 a
4. Área de actividade científica

Coreography and artistic research

Theory and aesthetics of dance and performance arts

Human motricity

Domínio de especialização

Domínio de especialização

1. Performance Arts (dance, theatre and performance)
In her career has presented about 39 pieces: dance concerts; performances

2. Performance Arts and video and new tecnologies
Colaboration since 2009 with Engageb Lab- University of Minho. Focusing on Tecnologies and Digital Art.

3. Aesthetics of dance and performance

Coordinator of some related events, seminars and research. Colaborator in diverses I&D

research groups.

Actuais interesses de investigação

Choreographic exploration and the body in the contemporary

Philosophy and performance

Performing arts and Digital Art

Outras competências/actividades

Dance Performances (selection):

Landing (BT, Teatro Camões, CCVF, TNSJ, 2013)
Estrangeiros (BT, Guimarães Capital da Cultura, 2012)
Untraceable Paterns (BT, Altes Finanzamt, Berlin, 2012)
4 Million (Aura Dance Company, Biennial Textile of Kaunas, Lithuania, 2011) Nuve (BT, EngagedLab - University of Minho, Porto, 2010)

A Praça (BT, Culturgest, Lisbon, 2010)
Pataphisics Performance-Conferences (Porto, 2010, 2005, 2004)
Story case (BT, TNSJ, Porto, 2009)
Segundo Plano (BT, CTCN, Matosinhos, 2008)
Ciclo Né Barros (Invited artist by TNSJ, Porto, 2007)
With Drooping Wings (BT, TNSJ, Porto, 2007)
Performance Solistas 1 e Vaga 1 (BT, TNSJ, Underground Stations, 2007) Solistas (BT, Rivoli, Porto, 2005)
Dia Maior (BT, TNSJ, Porto, 2005)
Vaga (BT, Coimbra capital cultura, TNSJ, 2003)
Video Solo (BT, Elastic Group, Rome, 2003)
exo (Ballet Gulbenkian, Lisbon, 2001)
No Fly Zone (BT, TNSJ, Porto, 2000)
Vooum (BT, Rivoli, Porto, 1999)
Passos em Branco (CNB, Lisbon, 1999)

Experiência na orientação

Supervisor in: Dance and performing arts; Performance and new tecnologies and video; Performing arts and theory

Doutoramento
"Corpo Hibrido" (Titulo Provisório), Hugo Vieira, Escola Superior de belas Artes, Porto (Orientador), since 2012

Mestrado
"Ceno(grafias) da dança - Ilustrar no contexto da dança contemporânea", Sara Sampaio, Escola Superior Artística de Guimarães, 2013
(Orientador)

Mestrado
" Sharing gestures, sharing spaces", Ana Rocha e Costa", Universidade do Minho, Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, Braga, 2013
(co-orientador)

Mestrado
" As implicações do processo criativo na definição de um posicionamento estético no teatro – o caso da companhia Hotel Pro Forma ", Maria Manuel Bernardo, Escola Superior Artística do Porto (concluída)
(Orientador)

Mestrado

"Mascaras sociais: Exploração videográfica de desfasamentos", Lara Freire Bernardo, Mestrado em Artes Visuais e Intermédia, ESAP (concluída)
(Orientador)

Mestrado
"Observação, Imaginação e invenção na formação em artes performativas", Magda Domingues Santos Ferreira, Escola Superior Artística do Porto, 2011 (concluída)
(orientador)

Mestrado
"Anjos no trapézio - Loucura e teatro", Nuno Marques Pinto, Escola Superior Artística do Porto, 2011 (concluída)
(orientador)

Mestrado
"A expressividade digital do movimento", João Martinho Moura, Universidade do Minho, 2009 (concluída)
(co-orientador)

Mestrado
"Experiência-Limite", Filipa Guimarães, Faculdade de Belas Artes do Porto, 2008 (concluída) (orientador)

Mestrado
"Voz e Performance" (provisory title), Antónia Reis, Universidade de Aveiro,2008-09 (inconcluída)
(co-supervisor)

Mestrado
"Criatura Digital - Redimensão do Lugar Cénico", Bruno Giesteira Universidade de Aveiro, 2005 (concluída)
(orientador)

7. Participação em projectos

Participação em projectos de investigação (coordenador/membro de equipas)

"Dança e Arte Digital", EngageLab - Universidade do Minho/balleteatro, Né Barros, João Martinho Moura, Pedro Branco, continuação do projecto apresentado em 2010 com conclusão em 2012

Project of research in aesthetics and politics, Instituto de Filosofia, Grupo de Estética, Politica e Arte (2010)

Performance arts and the new discourses, CEAA (ESAP) (2009)
Researcher at Instituto de Filosofia, Grupo de Estética, Politica e Arte (2007...)
Leader Researcher at Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Grupo História, Teoria e Critica de

Artes, ESAP, (2006-09)

Researcher at Instituto de História da Arte /Estudos de Arte Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (unidade 417 da FCT) (2005- 2006)

Vice-President of scientific comitee of ESAP (2005-09)
Member of Centro de Estudos Arnaldo Araújo of ESAP (2007...)

Metamorfoses do sentir, balleteatro, with the participatin of Mario Perniola e José Bragança de

Miranda and others (1998)

8. Prémios e Distinções

Ano
Prémio ou distinção Entidade promotora 1999
Best choreography CNB

9. Publications

Teses

«Body and Meaning: a proposal on the materiality of dance». Thesis of doutoramento, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, 2004, 1 vol., 350 págs. Dance as Discourse, Master in Dance Studies, Laban Centre for Movement and Dance, City University of London, 1992

Livros (editor)

Barros, Né, Juan Carlos ROMÁN e Maria Helena MAIA (editores), "Artes Performativas: Novos Discursos", Porto: Centro de Estudos Arnaldo Araújo, 2013

Barros, Né, Filipe Martins (editores), "Das Imagens Familiares", edições FFFilm Project, Balleteatro, 2013 (90 pg.)

Barros, Né, "Da materialidade na dança", CEAA, 2009 (180 pg.)

Barros, Né, Alves, Cesário, (authors), "Story Case Print", edição balleteatro, Porto, 2009 (40 pg.)

Barros, Manuela (Né), (editor) "Metamorfoses do Sentir", Mario Perniola, Massimo Ilardi, Teresa Macrì, Roberto Pacì Daló, bt edições, 1998 (51 pg.)

Barros, Né, (editor) "O corpo e a casa", Regina Guimarães, Roberto Neulichedl, Carlos Guedes, bt edições, 2003 (24 pg.)

Capítulos de livros

"Body of Silence or a dancing incursion", in Borders, Displacements and Creation, Questioning the Contemporary, Instituto de Filosofia-Grupo Estética, Politica e Artes, Universidade do Porto, (no prelo)

"Neoconcreto ou os Corpos em Lygia Pape", Seminários de Estética, Grupo de investigação Estética, Politica e Artes, U.P., (no prelo)

"As formulações sobre a figura dançante", in publicação "Cuidados Intensivos", Encontro e exposição Partituras, Notações e Anotações, org. Circular, 2013 (no prelo)

"O corpo performático e a escrita" in Artes Performativas: Novos Discursos. Porto: CEAA/ESAP, 2013, p.13-30

Do invisível e intocável ao totalmente exposto, in "Das Imagens Familiares", coord. Né Barros e Filipe Martins, edições balleteatro, coleção FFFilm Project, 2013, p.5-9

"O corpo dançante: sentido em movimento", Coordenador Eugénia Vilela, in "Sismografias- Estética(s) e Artes II", Edições Afrontamento, Maio 2011, p. 67-79

"O lugar da performance e os filmes de Ana Ulisses", in publicação "Ciclo de cinema Olhadelas", Novembro 2010

"Patafisica: Os patalugares e durex ex machina", Revista de Arte e Ensaio - Detritos, Porto, Julho 2009

"Futurismo. Futurismos (do gesto e da criatura na dança)", in "Arte e Poder", coordenação Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha leal e Maria Helena Maia, IHA- Estudos de Arte Contemporânea, 2008, p.281-290

"Dança cinemática", Cinema e a artes, ESAP 2008
"Publico Protagonista visível e invisível", Revista de Arte - Voca, no 1, Porto, Julho 2008

"Modos de Representação do Corpo na Dança Contemporânea", in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea, coord. de Maria Helena Maia, Juan Fernando de Laiglesia e Juan Loeck. Porto: ESAP/CEAA, 2007 (no prelo)

"Dança: Cartografia do Corpo, in "Arte e Paisagem", coordenação Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha leal e Maria Helena Maia, IHA- Estudos de Arte Contemporânea, 2007, p.321-334

"Dança: Corpo número e corpo pós-pátria", in "Arte e Identidade", Revista Vinte e Um por Vinte e Um, no2, ed. ESAP, 2006, p. 104-111

"A propósito de Dido e Eneias- uma experiência entre o cinema e dança", in "O cinema no Porto, o estado da arte", Revista Vinte e Um por Vinte e Um, no3, ed. ESAP, 2006, p. 98-105

"Dança: da cultura do erro à ética da forma", in "Margens e Confluências- um olhar contemporâneo sobre as artes", Revista semestral, ESAP Guimarães, Dezembro 2004, p. 115- 119

"Dança e tecnologias. A dupla complexa e os novos cenários para o corpo", Arquitectura – Prótese do Corpo, org. Gonçalo Furtado, 2001

"Dança Arritmíca", Arritmia, 2000
"O Corpo e o Texto", Faculdade de Motricidade Humana, 2000

Condição Coreo-Gráfica, Continentes em Movimento, Novas Tendências no Ensino da Dança, ed. FMH, 1998, p.186

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

"NUVE: on the path of digital performance", João Martinho Moura, Adérito Marcos, Né Barros, Pedro Branco, in IGI journal "Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG)", 2013

"Dança: corpo número e corpo pós-pátria", "Arte e Identidade", no 2 da revista "vinte e um por vinte e um". Porto: Dezembro 2006, p. 104-111, 2006

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

"Dança: Corpo número e corpo pós-pátria", in "Arte e Identidade", Revista Vinte e Um por Vinte e Um, no2, ed. ESAP, 2006, p. 104-111

"A propósito de Dido e Eneias- uma experiência entre o cinema e dança", in "O cinema no Porto, o estado da arte", Revista Vinte e Um por Vinte e Um, no3, ed. ESAP, 2006, p. 98-105

"Dança: da cultura do erro à ética da forma", in "Margens e Confluências- um olhar contemporâneo sobre as artes", Revista semestral, ESAP Guimarães, Dezembro 2004, p. 115- 119

Encontros de Dramaturgia, Corpo Narrativo, Braga, 1998

Conferência "Interdisciplinaridades", Escola de Belas Artes do Porto, 1998

Revista Hey, colaboração em 1998

Centro Cultural de Belém, Ciclo de Conferências promovidas pelo Ministro da Cultura, 1996 publicação na Revista Adágio ainda em 1997

Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, Programa Nacional de Dança para escolas técnico-profissionais, 1987

Publicações em actas de encontros científicos

Projeto filme: imagens familiares, Publicação Atas, "On Cinema", CEAA/ESAP, 2013

Universidade de Cádiz, Espanha, Conferência e Publicação Pedagogia Teatral Conceptos Y Metodos, 1994

10. Comunicações

Comunicações orais por convite

"Projeto filme: imagens familiares", comunicação no "On Cinema", CEAA/ESAP, 2013

"As formulações sobre a figura dançante", Cuidados Intensivos, Encontro e exposição Partituras, Notações e Anotações, org. Circular, 2013

Ciclo Cinema e Coreografia, encontro a partir da obra de Né Barros, org. NEC, 2013

"Neoconcreto. A intercorporeidade, o espaço sensível e a era tecnológica", Seminários de Estética, Grupo de Investigação Aesthetics, Politics and Art do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, 2012

"A dança e o corpo: um questionamento a partir dos balés de Lygia Pape", reposição em São Paulo, 2012

"Da Imagem Familiar", FFFilm Project, Palácio das Artes, 2012

"Corpo performático e as artes digitais", Seminário Universidade do Minho, Dezembro, 2011

"Dança e arquitectura", conferência, Faculdade Arquitectura do Porto, Outubro 2011

"Corpos do silêncio ou uma incursão dançante", International Conference "Borders, Displacements and Creation, Questioning the Contemporary, Universidade do Porto, 2011

"Cenografia e arquitectura", conferência promovida pela AEFAUP, 2011

"Corpo poético", seminário teórico-prático integrado na Semana do pensamento criativo MindShakes, 2011

"Discussão sobre a materialidade da dança", Centro Cultural Vila Flor, Festival Guidance, Guimarães, 2011

"Publico e espectador. Uma discussão sobre a recepção das artes performativas", Teatro Nacional S. João, 2008

"Dança e as lutas do corpo", Colóquio Luso-brasileiro, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007

«Modos de Representação do Corpo na Dança Contemporânea», Conferência integrada no Ciclo Ibérico de Conferências "Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea". Porto: ESAP, 07/05/2007

«Dança: cartografias do corpo» Comunicação no Colóquio Internacional "Arte e Paisagem", organizado pelo Instituto de História da Arte / Estudos de Arte Contemporânea da Universidade

Nova de Lisboa. Lisboa: FCSH-UNL, 20 e 30 de Setembro de 2006

Dança e tecnologias. A dupla complexa e os novos cenários para o corpo, em "Arquitectura – Prótese do Corpo", org. Gonçalo Furtado, 2001

Encontros de Dramaturgia, Corpo Narrativo, Braga, 1998
Conferência "Interdisciplinaridades", Escola de Belas Artes do Porto, 1998

Centro Cultural de Belém, Ciclo de Conferências promovidas pelo Ministro da Cultura, 1996 publicação na Revista Adágio ainda em 1997

Universidade de Trás-os-Montes, Conferência sobre Animação Cultural, 1996

Universidade de Cádiz, Espanha, Conferência e Publicação Pedagogia Teatral Conceptos Y Metodos, 1994

Fundação Calouste Gulbenkian, Acarte, Dia Mundial da Dança, 1994 Fundação Calouste Gulbenkian, I Congresso de Teatro, 1993

11. Línguas

Língua Leitura Escrita Conversação Francês Bom

Bom Bom Inglês Excelente Bom Bom Italiano Excelente Bom Excelente