Maria Cristina Dignart de Carvalho Rocha
Filiação institucional
Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro
Categoria ou actividade/ Rank or Activity
Doutoranda em Música na área de composição musical.
Formação Académica/ Education
2005 – 2007 Mestrado em Música.- Composição Musical na Universidade Federal de Goiás,
UFG, Goiania, Brasil
2000 - 2004 Graduação em Ed Artística - habilitação em música. Universidade Federal de
Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil
Formação Complementar
2009 - 2009 Curso de curta duração em Curso Docência no Ensino Superior.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiaba, Brasil
2009 - 2009 Curso de curta duração em Modelos Analíticos.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiaba, Brasil
2004 - 2004 Extensão universitária em 3° Simpósio sobre o Ensino Musical.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiaba, Brasil
2003 - 2003 Curso de curta duração em Visões Sonoras.
Serviço Social do Comercio, SESC, Rio De Janeiro, Brasil
2002 - 2002 Curso de curta duração em Análise Musical e Composição.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiaba, Brasil
CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER
CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER
2008 - Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Professor Efetivo , Carga horária: 40, Regime: Dedicação Exclusiva
2007 - 2008 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor Substituto - Assistente Nível I , Carga horária: 40, Regime: Integral
INVESTIGAÇÃO/RESEARCH
Domínio de especialização/Research domains
Composição Musical; Música Electroacústica; uso do espaço na música eletroacústica.
Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation
ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/
2010 – Atualmente: Projeto de pesquisa Identidade Sonora como possibilidade influenciadora da percepção, Departamento de Artes, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil.
2010 - Ministrante do Curso de Extensão em Composição e Tecnologia Musical, Departamento de Artes, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil.
2008 – 2012: Projeto de pesquisa: A Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso como Fonte de Informação de Interpretação do Repertório de Música de Concerto. Departamento de Artes. Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil.
2007 - 2011 : Projeto de pesquisa: Ciclo de canções: simbiose literária matogrossense, Departamento de Artes, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil.
COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS
Apresentação de Trabalho
2010 - Apresentacão Oral no "1o Ciclo de Palestras sobre Música e Ciência", com o tema "Música Eletroacústica" na Universidade Federal de Matogrosso, Cuiabá, Brasil.
2008 - Participação da mesa-redonda "Tecnologia Musical" no VII "Sminário de Linguagens _ Linguagens: Desafios Contemporaneos" na Universidade Federal de Matogrosso, Cuiabá, Brasil.
2008 - Apresentacão Oral da comunicação "O uso do Gesto na Eletroacústica: uma experiencia composicional" no "VII Seminário de Linguagens _ Linguagens: Desafios Contemporaneos" na Universidade Federal de Matogrosso, Cuiabá, Brasil.
Trabalhos publicados em anais de eventos
DIGNART, Maria Cristina, Oliveira, João Pedro de,"Space as Parameter in Electroacoustic Composition", Pôster apresentado no Research Day, na Universidade de Aveiro, Portugal em 2013.
DIGNART, Maria Cristina. Música Eletroacústica, Publicado nos anais do "1o Ciclo de Palestras sobre Música e Ciência", na Universidade Federal de Matogrosso, Cuiabá, Brasil.2010.
DIGNART, Maria Cristina, ROCHA, Ticiano A. de C. texto da mesa-redonda Tecnologia Musical, Publicado nos anais do "1o Ciclo de Palestras sobre Música e Ciência" na Universidade Federal de Matogrosso, Cuiabá, Brasil
DIGNART, Maria Cristina. O uso do Gesto Musical na eletroacústica: uma experiência composicional, no Publicado nos Anais do "VII Seminário de Linguagens _ Linguagens: Desafios Contemporaneos" na Universidade Federal de Matogrosso, Cuiabá, Brasil.2008.
Actividade Musical
Composições:
2014 - Broken Mirror, composição para percussão e electrónica.
2012 - Cerberus, composição electrónica em 8 canais.
2010 - Fronteiras, miniatura electrónica em estéreo
2010 - Locus, composição electrónica em 4 canais.
2010 - Limiares, composição electrónica em estéreo.
2010 - Percussion Mist, composição para percussão e electrónica.
2010 - Trilha Sonora do filme "Bolhas de Sabão Desmancham no Ar" (Direccção: Maria Thereza Azevedo).
2009 - À deriva, composição electrónica em estéreo.
2008 - Linhas Híbridas, composição para violao e electrónica.
2007 - Entre-Planos, composição para violoncello e electrónica.
2006 - Metagestos, composição electrónica em estéreo.
2005 - Trajetórias,composição electrónica em estéreo.
2004 – Rumo, Composição para dez instrumentistas.
Teses entregues a aguardar a marcação da defesa
Teses em Curso:
PROJEÇÃO ESPACIAL E GESTUALIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA (em andamento)
PRÉMIOS E OUTRAS DISTINÇÕES/PRIZES AND OTHER DISTINCTIONS
2010 - Prêmio Funarte de Composição Clássica, Fundação Nacional de Artes.
Obra seleccionada: Locus (2010)