• Palco
Menu

 

Filiação institucional
Universidade de Aveiro

Categoria ou atividade na Universidade de Aveiro/ Activity within the University of Aveiro

• Professor Auxiliar, com nomeação definitiva
• Diretor do Departamento de Comunicação Arte (Universidade de Aveiro) desde Março de 2011
• Coordenador das áreas de Direção e Ensambles do Departamento de comunicação e Arte (Coro, • Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas e Ensamble Piloto) para todos os ciclos de ensino desde 2005.
• Coordenador da área de Canto do Departamento de comunicação e Arte para todos os ciclos de ensino desde 2011.

Formação Académica

• 2005 - Doutoramento em Direção de Orquestra na Universidade de Cincinnati (EUA); Tese de Doutoramento – Augusto Machado's "La Borghesina": A Study and Critical Edition;
• 1996 - Mestrado em Direção Coral e Direção de Orquestra pela Universidade de Cincinnati (EUA);
• 1991/92 - Frequência da Licenciatura em Direção de Orquestra da Academia Superior de Orquestra da Orquestra Metropolitana e Lisboa;
• 1986/90 - Frequência do Curso Superior de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa;
• 1986 - Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional de Lisboa;
• 1984/86 - Estudos de Piano e de composição na Academia dos Amadores de Música e no Conservatório Nacional.

Cursos de Especialização

Técnica Vocal e Interpretação:
• 1988 - "XXV CURSO INTERNACIONAL DE MUSICA" em LÉRIDA (Espanha) - HELMUT LIPS (Stuttgard);

Direção Coral:
• 1984/87 – ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa) – estudos com JOSÈ ROBERT (Lisboa) e EDGAR SARRAMAGO (Amesterdão/Lisboa);
• 1984 – Instituto Gregoriano de Lisboa -
• 1984/87 - LÉRIDA (Espanha) – estudos com ERWIN LISZT (Strasbourg), JOSEP PRATS (Barcelona) e MANUEL CABERO;
• 1987 - AUTUN (França) – estudos com FERNANDO ELDORO (Lisboa) e HÉLÈNE GUY (Lyon);
• 1987 - GENT (Bélgica) – estudos com LASZLO HELTAY (Londres), PAUL BRANDEVICK (Boston) e JOHN DUIJCK (Gent);

Direção de Orquestra:
• 1991 – MADRID – estudos com OCTAVIO CALLEYA (Roménia), Maestro Titular da Orquestra Sinfónica de Málaga;
• 1991 - VAISON-LA-ROMAINE (França) – estudos com JENÖ REHAK (Hungria), Chefe de Orquestra e Diretor do Conservatório Regional de Nantes;
• 1992 – PONTARLIER (França) – estudos com ERNST SCHELLE;
• 1994 – Orquestra Metropolitana de Lisboa – estudos com JEAN SEBASTIEN BEREAU, professor de direção do Conservatório Nacional Superior de Paris.

Atividade Artística

Como Cantor:
• 1970/1974 – Membro do Coro Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian;
• 1977/1983 – Membro do Coro Regina Coeli de Lisboa;
• 1982/1993 – Membro do Coro Gulbenkian;
• 1982/1997 – Membro de diversos grupos profissionais: Coro do Teatro nacional de S. Carlos, Coro de Câmara Syntagma Musicum, Agrupamento Vocal de Lisboa, Coro Cantus Furmus, Schola Cantorum de Lisboa, Coro Cantabile, Coro da Catedral de Cincinnati;
• 1990/1992 – Membro fundador do Quinteto Vocal de Jazz "Take Five".

Como Director Coral:
• 1983/2007 – Maestro Titular e Director Artístico do Coro Regina Coeli de Lisboa (com o qual realizou inúmeros concertos por todo o País interpretando obras do repertório coral-sinfónico, e com o qual obteve prémios em concursos internacionais).
• 1985/2014 – Maestro Titular e Maestro Convidado de diversos coros (Coro da RTP, Coro GD da Segurança Social de Lisboa, Coro do GD da Hidrotécnica Portuguesa, Coral encontro de Queluz, Coro da Juventude Musical Portuguesa, Coral Luísa Todi de Setúbal, Orfeão de Leria, Coral Aeminium, Coro Odisseya, Coro Ricercare, Coro do Instituto Piaget (Almada), Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa, Coro do Conservatório Regional de Gaia, Coro do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar).

Como Chefe de Orquestra:
• 1986/1991 – Maestro Adjunto e fundador da Orquestra Regina Coeli de Lisboa, grupo profissional de formação variável que tem como principal objectivo a execução de repertório coral-sinfónico em conjunto com o Coro Regina Coeli;
• 199219/95 – Maestro Adjunto e fundador da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa;
• 1995/2014 – Maestro Adjunto e fundador da orquestra Sinfonietta de Lisboa;
• 1999/2014 – Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Filarmonia das Beiras com quem dirigiu inúmeros concertos por todo o País e no estrangeiro, onde se incluem estreias absolutas de obras de compositores portugueses e primeiras audições modernas de obras do repertório musical português;
• 1986/2014 – Maestro convidado de diversas Orquestras nacionais e estrangeiras (Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Remix Ensamble – Casa da Música, Orquestra de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra ARTAVE, Orquestra do Atheneum de Cincinnati, Cincinnati Concert Orchestra, Philarmonia Orchestra da Universidade de Cincinnati, Les Violons Virtuoses de Paris).

Outras actividades:
• 1991 – Diretor Musical da peça teatral "Cenas da Comédia Del'Arte" levada à cena pela Companhia de Teatro Meia Preta;
• 1992 – Diretor Musical da peça teatral "Tarot" levada à cena pela Companhia de Teatro Meia Preta;
• 1993 – Maestro responsável pela preparação do coro com 200 cantores que atuou no concerto de apresentação do Logótipo da Expo'98;
• 2000 – Diretor e Coordenador Artístico do projeto Orquital, integrado no programa Cidade Digital (Aveiro), sendo ainda um dos responsáveis pelos conteúdos musicais;
• 1999/2004 – Diretor Artístico do FIMA (Festival Internacional de Música de Aveiro);
• 2006/2014 – Fundador do Estúdio de Ópera do Centro, do qual é Diretor Artístico, e com o qual tem produzido e levado em itinerância por todo o País diversas produções de Ópera onde se incluem ópera Portuguesa, ópera para crianças e grandes óperas de repertório, algumas em versões portuguesas.

Estreias Absolutas e Primeiras Audições Modernas
• 1999 – "Cinco Orquestrações de Canções de Schubert" de João Pedro Oliveira: Estreia absoluta. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;
• 2003 – "Missa para Coro, Solistas e Orquestra" de João José Baldi: Primeira audição moderna da obra para Solistas, Coro e Orquestra. Sé Catedral da Guarda;
• 2004 – "Contos Sinfónicos a Trás-os-Montes - Mirinha e o Avô Pastor" de Hugo Correia. Estreia absoluta. Orquestra Filarmonia das Beiras. Bragança;
• 2004 – "Septenário a Nossa senhora das Dores" de José Joaquim dos Santos: Primeira audição moderna da obra para Solistas, Coro e Orquestra. Igreja do Senhor da Pedra, Óbidos;
• 2004 – "Te Deum" de José Joaquim dos Santos: Primeira audição moderna da obra para Solistas, Coro e Órgão. Igreja do Senhor da Pedra, Óbidos;
• 2005 – Excertos do Bailado "Fausta" (Nº 3, Valse Lente e Pizzicatto) de Augusto Machado: Primeira audição moderna. Orquestra do Algarve. Auditório Municipal de Lagoa;
• 2013 – "Orfeu nos Infernos" de Offenbach: Estreia absoluta da versão portuguesa. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;
• 2008 – "Susana" de Alfredo Keil: Primeira audição moderna da Opereta. Teatro Aveirense, Aveiro;
• 2010 – "IL Maestro di Cappella" de Cimarosa: Estreia absoluta da versão portuguesa. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;
• 2011 – "A Última Porta" de Jean Sebastian Bereau: Estreia absoluta. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;
• 2012 – "Te Deum em Ré Maior" de Marcos Portugal: Primeira audição moderna no Festival Terras sem Sombra. Abril de 2012.
• 2013 - "La Serva Padrona" de Pergolesi: Estreia absoluta da versão portuguesa. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;
• 2013 – "The Man I Love" de Gershwin: Estreia absoluta da versão para orquestração sinfónica. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;
• 2013 – "The Phantom of the Opera" de A. Lloyd Weber: Estreia absoluta da versão para orquestração sinfónica de excertos deste musical. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro;

Investigação/Research

Domínio de especialização
Direção (Orquestra)

Áreas de Interesse/ Interest Area
Performance, Direção Coral, Direção de Orquestra, Canto, Ópera.

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Estudos em Performance

Participação em Projectos/ Project Manegement and Participation
• "A música no meio": o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
Music in-between: the 'orfeonismo´ movement and choral singing in Portugal (1880-2012) - Coord. de Rosário Pestana (PTDC/EAT-MMU/117788/2010).
• "Imagens da Terra e do Mar": Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX
Images from Land and Sea: Frederico de Freitas and music in twentieth-century Portuguese culture - Coord. de Helena Marinho (PTDC/EAT-MMU/118753/2010).
• "Orquital": Coordenador Científico e Pedagógico deste projecto desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro e a Orquestra Filarmonia das Beiras. CD-ROM que utiliza as novas tecnologias da comunicação para a sensibilização e educação musicais. Aveiro, 2002;

Atividade Pedagógica

Atividade Docente
• 1996–1997. Direção – Assistente (TA) na Universidade de Cincinnati – CCM
• 1997/2005 – Assistente na Universidade de Aveiro: professor de Direção e das classes de Coro e Orquestra;
• 2005 – Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro: professor de Direção, de Estudos de Ópera, Música de Câmara e das classes de Coro e Orquestra,

Formação Pós-graduada

Orientações de Teses Doutoramento
• Orientador da tese de doutoramento de André Filipe Reis Mendes Cabral da Fonseca intitulada: A Importância da Pratica de Orquestra na Motivação Intrínseca Para o Estudo do Instrumento. Um Estudo da Realidade Portuguesa Análise da Realidade Concreta das Escolas Oficiais de Música no Continente (Co-orientação com o Prof. Francisco Cardoso). Efetuou pedido de defesa em Julho de 2014.
• Tese de doutoramento de Cristiana Spadaro sobre "A influência do compositor italiano Giovanni Giorgi na Capella da Sé de Lisboa" (Co-orientação com a Prof.ª Cristina Fernandes). Iniciada em 2012.
• Tese de doutoramento de Paulo Jorge Freire Bernardino sobre "Obras Orquestradas de Manuel Faria na BGUC: Edição e Interpretação". Iniciada em 2012.
• Tese de doutoramento, ainda em fase de preparação, de Aoife Hiney sobre "Performing Contemporary Music with an Amateur Choir in Portugal". Iniciada em 2013.
• Tese de doutoramento, ainda em fase de preparação, de João Bettencourt da Câmara sobre "The influence of Debussy on the piano works of Francisco de Lacerda". Iniciada em 2013.

Orientações de Dissertações do Mestrado (Mestrado em Música)
Concluídas:
• Silva, Rui Miguel de Araújo e (2009) "Técnicas de Ensaio – Três Estágios para a Performance" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Costa, Maurício Paulo Soares da (2009) "Metodologias de Ensino e Repertório nas Filarmónicas de Valpaços" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Padilha, António Francisco de Sales (2011) "Direção, Ansiedade e Performance - Uma experiência de vida" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Sousa, Juliana Mendonça de (2012) "Francisco de Sá Noronha Obras para violino" Dissertação de Mestrado na área do Violino. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Hiney, Aoife (2012) "The Benefits of the Kodály Concept on Rehearsal Techniques" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Coro. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Viana, Isabel Maria Gomes (2012) "A Personagem Feminina em Óperas do Romantismo Italiano: Estados Emocionais em Dez Árias para Soprano" Dissertação de Mestrado na área do Canto. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Lopes, Bruno Miguel Guia (2013) "O Percurso do Compositor Jorge Salgueiro na Banda da Armada" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Matys, Daniel (2013) "O Concerto para violino de Karlowicz. estudo da técnica violinistica" Dissertação de Mestrado na área do Violino. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Freitas, César Filipe Mendonça Freitas (2013) "Cláudio Carneyro: Conco Ciclos de Música Coral" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Coro. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Em curso:
• Moreira, Fausto "A evolução do reportório para Banda Filarmónica nos Distritos de Coimbra e Aveiro"
Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Marques, Angélica "Canto Coral: Um estudo sobre a contribuição do Coral São João no processo de transformação individual e comunitária."Dissertação de Mestrado na área de Direção de Coro. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Ventura, Francisco João "A Fantasia Concertante para Órgão de Frederico de Freitas, contributo para a sua edição crítica." Dissertação de Mestrado na área de Direção de Orquestra. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Bezerra, Erikinson "A trilogia composicional de Danilo Guanais: Apontamentos analíticos e interpretativos" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Orquestra. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Líbano Ricardo Nuno Chéu Figueira "A Filarmonia em finais do século XIX e princípios do século XX na cidade de Bragança. O repertório das bandas militares" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Cláudio Ferreira "A obra de Carlos Marques para Banda: Espetos da orquestração" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Banda. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Pinho Maria, Artur Manuel de Castro "Alfredo Keil, para além do Hino Nacional. Edição crítica da obra "Le Poème du Printemps" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Coro. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Alves, Leandro "Der Schauspieldirektor do compositor Wolfgang Amadeus Mozart: Poderá o maestro e encenar uma Ópera?" Dissertação de Mestrado na área de Direção de Orquestra. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Orientações de Projetos Educativos (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música)
Concluídos:
• Lameiro, Ricardo da Rocha (2010) "Peças Tradicionais Portuguesas para Fagotino" Dissertação de Mestrado na área do Fagote. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes da (2010) "A Orquestra como Instrumento Dinamizador de Meios Desfavorecidos. Estudo de caso do Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra Filho (Porto) e bairros envolventes" Dissertação de Mestrado na área do Violino" Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Bravo, Agnese (2011) "Iniciação à Pratica de Orquestra de Cordas" Dissertação de Mestrado na área do Violino. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Pais, Mónica Garrido Correia de Lacerda (2012) "O Canto Coral como Instrumento de Aprendizagem Vitalícia - O projecto do coral Didáxis 'Aprender até Morrer'" Dissertação de Mestrado na área do Canto. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Silva, Vera Lúcia Mendes da (2012) "O Coro infantil como Agente Difusor de Cultura em Pequenas Localidades-Caso de estudo na Freguesia de Santiago de Litém" Dissertação de Mestrado na área do Canto. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Leão, José Daniel Espírito Santo Pestana (2012) "Técnicas de Recuperação para Alunos de Violino. Dissertação de Mestrado na área do Violino. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Lopes, Carla Alexandra Mota Gaspar Coelho (2013) "A Criança em Comunhão com a Teatralização da Música" Dissertação de Mestrado na área do canto. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Corvelo, José Gomes (2013) "Música na Comunidade. Um Coro Comunitário" Dissertação de Mestrado na área do canto. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Em curso
• Quintas, Daniela Dahmen "Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação no violino" Dissertação de Mestrado na área de Violino. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Torres, Cláudia Filipa Pereira "Transcrições de canções tradicionais aplicadas ao ensino do fagote" Dissertação de Mestrado na área de Fagote. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
• Morais, Sandra "O uso da voz em coros amadores" Dissertação de Mestrado na área de Canto. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Disciplinas de Doutoramento (3º Ciclo):
Docente das seguintes disciplinas no âmbito do programa Doutoral em Música
• Área de especialização: Direção e Literatura Coral e Sinfónica;
• Recital (Coro, Orquestra e Banda).

Disciplinas de Mestrado (2º Ciclo):
Regente das seguintes disciplinas no âmbito do Mestrado em Música (MM) e do Mestrado em Ensino de Música (MEM)
• Direção I e II – Módulos: Direção, Literatura Coral e Seminário;
• Música de Conjunto I e II – Módulos: Coro e Ensamble Piloto;

Formação Inicial (1º Ciclo)

Disciplinas de Licenciatura em Música:
• Regente da Unidade Curricular Área Vocacional I, II e III;
• Coordenador dos Módulos de Coro/Orquestra, integradas nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III;
• Lecciona dos Módulos de Direção e Ensamble Piloto, integrados nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III do Ramo de DTFM;
• Lecciona o Módulo de Literatura Vocal (Oratória e Ópera), integrado nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III do Ramo de Canto;
• Lecciona o Módulo de Música de Câmara, integrado nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III;
• Regente da disciplina de opção Estudos de Ópera.

Masterclasses e Workshops
• 1987/88 - Único monitor Português dos I e II Cursos Internacionais de Direcção Coral, realizados em Lisboa e Évora;
• 1987/88 - Monitor dos cursos Organizados em Oeiras pela ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa);
• 1988 - Diretor do Curso de Direção Coral do Barreiro (1988);
• 1991 - Diretor do Curso de Direção Coral de Queluz;
• 1995/97 – Coordenador, Diretor e Professor dos Estágios de Direção Coral do Coral Luísa Todi de Setúbal;
• 1999/2014 - Diretor Pedagógico e Professor dos Cursos Internacionais de Música Vocal da Universidade de Aveiro/Concertato Associação Musical.

Outras Atividades de Docência:
• 1986- Fundou a Escola de Música do Coro Regina Coeli de Lisboa, da qual foi Diretor tendo ainda sido professor de Canto e Formação Musical até 1993;
• 1996/97 - Assistente na Universidade de Cincinnati;
• 2000/2010 – Criador e responsável pelo projeto da Orquestra Filarmonia das Beiras "Música na Escola" que anualmente dá a conhecer a orquestra e a música a milhares de crianças do 1º ciclo.

Publicações/ Publications

• "A Origem da Sinfonia" Parte 1. Boletim informativo da Orquestra Filarmonia das Beiras: Aveiro, 2001;
• "A Origem da Sinfonia" Parte 2. Boletim informativo da Orquestra Filarmonia das Beiras: Aveiro, 2002;
• "Orquestra Sinfónica Portuguesa – Uma década". Boletim do Teatro Nacional de São Carlos, 2003.
• "As Sinfonias de Ludwig van Beethoven. O Auge do Classicismo, a Porta aberta para o Romantismo". Universidade de Aveiro. Revista Linhas, nº 6 (2006), pág. 6-9;

Teses
Augusto Machado's "La Borghesina": A Study and Critical Edition. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Cincinnati para a obtenção do Grau de Doctor of Music.

Outras publicações
(Notas de Programa)
• "Stabat Mater de Gioacchino Rossini". Notas de Programa para concertos realizados em 1994 (Lisboa) e em 2001 (Ovar e Aveiro);
• "O Requiem, K.626 de W. A. Mozart". Notas de Programa para concertos com realizados em 1995 (Lisboa, Loures, Barreiro e Torres Vedras), 1999 (Batalha e Fátima), 2002 (Ovar, Condeixa, Ílhavo, Albergaria e Aveiro), 2006 (Aveiro e Lagoa) e 2007 (Sever do Vouga, Aveiro, Guarda, Entroncamento e Fátima);
• "O Messias de G. F. Handel". Notas de Programa para concertos realizados em 1999 (Barreiro, Lisboa, Mafra, Viseu, Gois, Aveiro, Guarda, Ílhavo, Águeda e Santarém), em 2000 (Leiria) e em 2005 (Albergaria-a-Velha, Torre de Moncorvo, Lisboa e Aveiro);
• "Oratória de Natal de Camile Saint-Saëns". Notas de Programa para concertos realizados em 2001 (Avanca, Ílhavo, S. Pedro do Sul, Abrantes e Aveiro) e 2010 (Entroncamento, Lisboa, Matosinhos, Albergaria-a-Velha e Aveiro);
• "Messa di Gloria de Giaocomo Puccini". Notas de Programa para concertos com realizados em 2002 (Guarda, Aveiro, Tondela, Vila Nova de Poiares, Santarém e Lisboa);
• "A Sinfonia N.º 39 em Mib Maior, Kv. 543 de Mozart, as Romances para Violino e Orquestra n.º 1 e n.º 2, Op. 40 em Sol Maior e Op. 50 em Fá Maior de Beethoven e o Concerto Grosso Op. 6 N.º 6 em Sol menor de Handel". Notas de Programa para concertos com realizados em 2002 (Aveiro e Lisboa);
• "Carmina Burana de Carl Orff". Notas de Programa para concertos realizados em 2005 (Coimbra, Sertã, Torre de Moncorvo, Torres Novas e Montemor-o-Velho) e 2006 (Lisboa, Entroncamento e Aveiro;
• "Davide Penitente, K.469 de W. A. Mozart". Notas de Programa para concertos realizados em 2006 (Coimbra e Entroncamento);
• "A Sinfonia Nº 9 de L. V. Beethoven". Notas de Programa para concertos realizados em 2007 (Albergaria-a-Velha, Coimbra, Entroncamento, Évora, Aveiro, Ílhavo e Lagos) e 2008 (Santarém, Coimbra e Lamego);
• "A Ciranda das Sete Notas" de Heitor Villa-Lobos e o Concerto Aranjuez de Joaquin Rodrigo". Notas de Programa para concerto realizado em 2008(Aveiro);
• "Hör Mein Bitten" de Felix Mendelssohn". Notas de Programa para concerto realizado em 2008 (Aveiro);
• "A Abertura A Bela Melusina, Op. 32 de Felix Mendelssohn e a Sinfonia em Dó Maior de George Bizet". Notas de Programa para concerto realizado em 2008 (Aveiro);
• "Requiem" de Domenico Cimarosa e "Te Deum" de Marcos Portugal. Notas de Programa para concertos a realizar em Abril de 2012 (Viseu e Beja);
• "Pavane Pour Une Infante Défunte" de Maurice Ravel e "Prélude à l'Aprés-midi d'un Faune" e "Petit Suite" de Claude Debussy – Notas de programa e performance com a Orquestra Filarmonia das Beiras em Concerto integrado na CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA em Guimarães. Maio de 2012.
• "Da Europa à América. De Wagner a Copland". Notas de Programa para concerto integrado no Festival Música em Leiria em Junho de 2014;

Produção Artística e Científica

Transcrições e edições críticas de obras:
• 2003 – "Missa para Coro, Solistas e Orquestra" de João José Baldi: Transcrição;
• 2004 – "Septenário a Nossa senhora das Dores" de José Joaquim dos Santos: Transcrição e edição da obra para Solistas, Coro e Orquestra;
• 2004 – "Te Deum" de José Joaquim dos Santos: Transcrição e edição da obra para Solistas, Coro e Órgão;
• 2005 – "La Borghesina" de Augusto Machado: Transcrição da Ópera;
• 2005 – Para Uma Criança que vai nascer de Fernando Lopes-Graça: Transcrição da obra para Orquestra de Cordas;
• 2005 – Excertos do Bailado "Fausta" (Nº 3, Valse Lente e Pizzicatto) de Augusto Machado: Transcrição e edição da obra para Orquestra;
• 2005 – Suite "Bric à Brac" de Augusto Machado: Transcrição e edição da obra para Orquestra;
• 2006 – "Poema sobre uma Écloga de Virgílio" de Frederico de Freitas: Transcrição da obra para Orquestra de Cordas.
• 2012 – "Te Deum" em Ré Maior de Marcos Portugal: Transcrição e edição crítica da obra para Solistas, Coro e Orquestra.

Traduções e Adaptações de obras:
• 2007 – "Orfeu nos Infernos" Coordenação da tradução e adaptação para português desta opereta de Offenbach, realizada por Raquel Camarinha e Alberto Sousa (alunos da Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro);
• 2010 – "Il Maestro di Capella" Tradução para português deste Intermezzo de Domenico Cimarosa;
• 2011 – "A Bela e o Monstro" Tradução para português do Musical de Alen Menken;
• 2012 – "Carmen" Tradução para legendagem em português desta Ópera de Bizet.
• 2013 – "La Serva Padrona" Tradução para português desta ópera de Pergolesi.

Arranjos e Orquestrações:
• 2008 – "Suor Angelica" de Puccini: Orquestração para orquestra reduzida.
• 2010 – "Sleigh Ride" de Leroy Anderson: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2010 – "Monnlight Serenade" de Glenn Miler: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2010 – "Chattanooga Choo Choo" de Harry Warren e Mack Gordon: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2010 – "New York, New York" de John Kander e Fred Ebb: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2013 – "The Man I Love" de George Gershwin: Orquestração para orquestra Sinfónica.
• 2013 – "The Phantom of the Opera" - Orquestração de excertos do musical de A. Lloyd Weber: Orquestração para orquestra Sinfónica.

Gravações e outros registos audio
• 1985 – "Hoje É Natal". Coro Regina Coeli de Lisboa. Edições Paulistas, LP 241;
• 1986 – "Mãos Cheias de Esperança". Coro Regina Coeli de Lisboa. Edições Paulistas, LP 245;
• 1997 – "Os Melhores Coros da Região" Vol. 12 – Lisboa III. Coro Regina Coeli de Lisboa. Public-Art Edições, CD 129711;
• 1999 – "Cinco Orquestrações de Canções de Schubert", João Pedro Oliveira. Orquestra Filarmonia das Beiras, Rui Taveira. Numérica, CD 1088;
• 2001 – "Blows Hot and Cold", Sara Carvalho. Remix Emsemble-Casa da Música; Numérica, CD 1121;
• 2002 – "Sinfonia Nº 40, em sol menor" de Mozart. Orquestra Filarmonia das Beiras. Gravação integrada no Projecto Orquital, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, que utiliza as novas tecnologias da comunicação para a sensibilização e educação musicais e que deu lugar a um CD-ROM;
• 2003 – "Concierto del Sur", Manuel Ponce. Orquestra Filarmonia das Beiras, Alieksey Vianna. Gravação ao Vivo. Câmara Municipal de Sernancelhe, CD 102003;
• 2003 – "O Fascínio", António Pinho Vargas. Orquestra Filarmonia das Beiras. Gravação da banda sonora do filme de José Fonseca e Costa. Madragoa Filmes;
• "Missa para Coro, Solistas e Orquestra" de João José Baldi. Primeira Audição Moderna, Gravação ao vivo. Orquestra Filarmonia das Beiras, Choral Aeminium. Câmara Municipal de Guarda, CD 007;
• 2011 – "Abyssus Ascendiens ad Aeternum Spendorem, João Pedro Oliveira – Orquestra Filarmonia das Beiras. Melographia Portugueza, CD 4.

Participação em Júris de Provas Académicas

• Vogal do Júri das Provas de Doutoramento do mestre Mário Mateus com o titulo "Gestualidade e Expressão Musical. Estudo experimental sobre a aplicação da teoria do movimento de Rudolf Laban na aprendizagem da regência e seus efeitos na performance e na expressividade musical". Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte, 9 de Março de 2010.
• Vogal na qualidade de Arguente Principal do Júri das Provas de Doutoramento da mestre Liliana Margareta Bizineche com o titulo "O Canto Lírico na Interpretação da Canção Popular – A obra de Tiberiu Brediceanu e a Música Tradicional Romena". Universidade de Évora: Departamento de Música, 28 de Setembro de 2012.
• Vogal do Júri das Provas de Doutoramento do mestre Luís Cardoso com o titulo "Da Banda para Orquestra: Estratégias de Transcrição". Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte, 9 de Outubro de 2014.
• Presidente do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Sara Margarida de Oliveira Braga Simões na área de Canto com o Título Especificidades do Canto no Ensino Básico, Dezembro de 2011.
• Presidente do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Luís Fernando da Costa Macedo na área de Direção de Banda com o título "Processo Composicional na Música Modal de Luís Cardoso para Banda" Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte, 22 de Julho de 2013.
• Presidente do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Pedro Miguel Martins Costa na área de Clarinete com o título "Acordes de esperança. Um projecto de Música na Comunidade no estabelecimento Prisional de Aveiro" Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte, 16 de Dezembro de 2013.

Prémios

• 1989 – 1º lugar, como membro do Coro Syntagma Musicum, no 1º Concurso Nacional de Coros (Portugal);
• 1993 – 2º lugar na classe de Coro Feminino e 4º lugar na classe de Coro Misto, com o Coro Regina Coeli de Lisboa, CLEVELAND INTERNATIONAL EISTEDDFOD (Inglaterra).

Outros elementos que considere importantes / Other activities

Atividades de Gestão

Gestão Universitária:
• 1998/2000 – Vogal do Conselho Diretivo do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;
• 2009/2010 – Membro suplente da comissão de Curso da Licenciatura em Música do DeCA;
• 2005/2014 – Coordenador das áreas de Direção e Ensambles do Departamento de comunicação e Arte (Coro, Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas e Ensamble Piloto) para todos os ciclos de ensino.
• 2001/2014 – Coordena e supervisiona as atividades de apoio à docência dos Especialistas que leccionam ao abrigo do protocolo da Universidade com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
• 2002/2014 – Coordena e supervisiona os estágios pedagógicos orientados pelos Instrutores ao abrigo do protocolo da Universidade com a Orquestra Filarmonia das Beiras;
• 2011 - Diretor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Fora do âmbito da Universidade:
• 1984/1998 - Presidente da Direção da Associação Musical Coro Regina Coeli de Lisboa;
• 1990/1993 - Presidente da Direção da ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa);
• 1990/1993 - Membro do Conselho da Administração da EUROPA CANTAT-FEJC (Fédération Européenne des Jeunes Chorales);
• 1999 - Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Filarmonia das Beiras;
• 2000 - Diretor Pedagógico dos Cursos Internacionais de Música Vocal;
• 2000/2004 - Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Aveiro;
• 2002/2004 - Coordenador Artístico da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos;
• 2006 - Diretor Artístico do Estúdio de Ópera do Centro;
• 2014 - Diretor Artístico do Festival "Música em Leiria";

Outros Cargos e Nomeações

• 2001/2014 – Membro do Júri dos Concursos Internacionais de Música do Estoril;
• 2006 – Membro do Júris do Prémio Jovens Músicos da RDP:
• 2007 – Membro convidado do Júri dos exames de fim de curso do Conservatório da Madeira;
• 2009 – Membro do Júri do Concurso Despertar Talentos. Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha;
• 2010/2014 – Presidente do Júri do Concurso "Jovens Talentos Musicais" da Escola de Música da Filarmónica de Santa Comba Dão.
• 2011 – Presidente do Júri do Concurso Despertar de Talentos – Albergaria-a-Velha.
• 2011/2014 – Membro do Júri dos Concursos de Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.