• Bombos2
Menu

Filiação institucional
Instituto Politécnico do Porto – CIPEM/INET-MD

 

Formação Académica/ Education

Ano: 2012
Grau: Doutoramento
Classificação: Aprovado por Unanimidade
Instituição que conferiu o grau: Universidade de Aveiro
Título da tese: Voar até ao Comboio dos Segredos: A construção de ignificados partilhados no desenvolvimento do Pensamento Musical em Crianças do 1º Ciclo do EB
Orientadora: Doutora Sara Carvalho
Coorientadora: Doutora Graça Mota
Domínio científico: Música (Educação)
Designação do curso: Doutoramento em Música (Educação)

Ano: 2006
Grau: Pós-Graduação: Curso de Formação Especializada
Classificação: 17 (Dezassete valores)
Instituição que conferiu o grau: Universidade de Aveiro
Título da tese: Projeto "Ulice": Processo(s) Criativos de crianças em idade escolar face a uma tarefa de composição
Orientador: Doutora Sara Carvalho
Domínio científico: Didática da Música
Anos curriculares: 1
Designação do curso: Curso de Formação Especializada em Investigação em Didática

Ano: 2005
Grau: LICENCIATURA
Classificação: 16 (Dezasseis valores)
Instituição que conferiu o grau: Escola Superior de Educação do Porto
Domínio científico: Ensino da Música
Anos curriculares: 4
Designação do curso: Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Educação Musical

 

CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER

Coordenadora Nacional em Portugal da "European Association for Music in Schools:
http://www.eas-music.org/countries/portugal-pt/national-coordinator/
Membro Fundador da Associação Sonoscopia:
http://sonoscopia.pt/

Projetos Artísticos:
Comissão de Artistas SAAL em Serralves – Projeto a apresentar no dia 23 de Novembro de 2014
Adapt Oppose
http://www.serralvesemfesta.com/pt/eventos-serralves-em-festa/adapt-oppose/

Sinfonia Erasmus
http://fitei.blogspot.pt/2012/03/apresentacao-do-projecto-sinfonia.html

SROSH
Interactions on glass
http://sonoscopia.pt/projects/srosh-ensemble/interaction-on-glass

"O que é o Noise?"
http://sonoscopia.pt/projects/srosh-ensemble/o-que-e-o-noise%E2%80%A8

"Space Ensemble" Project "Movies from Santa Claus land" – Soundtracks for Children's
Comic Movies
Project Kino Eye – Film Concert
http://sites.google.com/site/spaceensemble/programas-1

 

CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER

Período Cargo, categoria ou atividade Instituição

01-10-2008/ Momento presente
Professora Assistente Convidada na UTC de Música.
Lecionação:

Escola Superior de Educação do Porto
01-10-2012/ 30-6-2013 Professora Assistente Convidada na UTC de Supervisão
Atividades Principais:
Supervisão Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Lecionação das Unidades Curriculares
Iniciação à Prática Profissional I
Iniciação à Prática Profissional II
Escola Superior de Educação Do Porto

27-8-2010/
30-8-2010 Workshop "Sound Frames" - Adultos
Workshop "Sound Collage" - Crianças Boliay Art Workshop
01-9-2006/
01-10-2007 Professora de Classes de Conjunto
Professora de Coro Companhia da Música
01-10-2006/ 01-7-2007 Professora do Ensino Superior - Laboratório IV Universidade de Aveiro –
DDepartamento de Comunicação e Arte
01-9-2006/
01-10-2007 Professora de Música na EB1 de Real - Braga Companhia da Música
08-6-2007/
03-7-2008 Workshop "Trilhos Sonoros" Centro de Infância Arte e Qualidade,
Aveiro
01-9-2005/
01-2-2006 Professora de Iniciação Musical em várias escolas do 1º Ciclo em Famalicão e Santo Tirso.
Professora de Classes de Conjunto
Professora de Coro Centro de Cultura Musical

 

INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Data: Janeiro de 2010 a momento presente
Atividade: Investigadora no Projeto "Promover a inclusão social através do envolvimento com a música – o projeto Orquestra Geração"
Instituição: Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM)

Data: Janeiro de 2008 a Fevereiro de 2012
Atividade: Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Instituição: Universidade de Aveiro

Domínio de especialização/Research domains
A minha atividade científica situa-se no domínio da Educação, Criatividade em contextos de colaboração, educação informal e não formal. Tenho também um forte interesse por modos alternativos de viver a música, subculturas e underground musical scenes. A minha investigação, dentro destes campos apoia-se na filosofia e sociologia da música e educação musical, na psicologia cultural, no embodiment e nas suas ligações às emoções, ao social e à cultura.

 

ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/

ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS

Coordenadora Nacional em Portugal da "European Association for Music in Schools:
http://www.eas-music.org/countries/portugal-pt/national-coordinator/

Membro Fundador da Associação Sonoscopia:
http://sonoscopia.pt/

 

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS

Capítulos de livros
Veloso, A. Carvalho, S. (2012). Music Composition as a Way of Learning: Emotions and the Situated Self. In O. Odena (Ed.) Musical Creativity: Insights from Music Education Research. London: ASHGATE / SEMPRE Studies in The Psychology of Music Series.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Carvalho, S., Veloso, A.L., Aleixo, V., Santos, L. (2009). The inclusion of the educator in Preschool Music Lessons as an Influence on musical Development. Problems in Music Pedagogy, 4/5, 112-125.

Publicações em atas de encontros científicos

Veloso, A. Carvalho, S. (2010). Analyzing the Development of Children's Musical thinking. In Chen-Hafteck L.; Chen, J (Eds) An International Conference on Arts-Based Education: Conference Proceedings. (pp 27-37), New Jersey: Kean University.

Veloso, A; Carvalho, S. and Mota, G. (2010) "Creating meaning through music composition: a contribution for understanding the development of children's musical thinking". Proceedings of 23rd International Seminar on Research in Music Education, Changchun.

Veloso, A., Carvalho, S. (2009). Emotion and Feeling as Key Factors on Memory for Musical Perception and Discrimination Tasks. Proceedings of RIME 2009 – 6th International Research in Music Education Conference. http://education.exeter.ac.uk/pages.php?id=218.

Veloso, A., Carvalho, S. (2008). Project Ulice: Exploration of the Creative Process employed by school aged children faced with a musical composition Task. In Malbrán, S.; Mota, G. (Ed.) Proceedings of the 22nd Internation seminar on Research in Music Education. (pp. 16, 23), Porto: Escola Superior de Educação do Porto

Em Preparação/In preparation
Capítulos em Livros:
Veloso (forthcoming). This is my voice in music: Creating new life possibilities from musical participation. In Stavrou, N. & Stakelum, M. (Eds.). European Perspectives on Music Education: Volume 4 - Every learner counts: Democracy and Inclusion in Music Education, Helbling.

Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica:
Veloso (forthcoming). Composing Music, developing Dialogues: A study on children creating music ogether. Research Studies on Music Education

Atas de Congressos:
Veloso, A. & Araújo, M.J. (no Prelo). Music as a way of living: The case of Sonoscopia. Paper presented at the conference Keep it Simple Make it Fast: Underground musical Scenes and DIY Cultures, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Porto.

 

CONFERÊNCIAS POR CONVITE/INVITED TALKS

Comunicações orais por convite

28 de Junho de 2014
A iniciação musical no mundo de hoje – por uma atitude crítica e democrática
III de Pedagogia e Didática no Ensino Secundário e Superior Artístico Especializado da Música"
Escola das Artes – Universidade Católica do Porto

5 de Março de 2011
Criatividade e emoção na aprendizagem da Música: Fundamentos e implicações para a prática docente no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Seminário Temático de Doutoramento em Música – Universidade de Aveiro

5 de Novembro de 2010
"Pensar através dos Sons: Desafios à Imaginação"
Seminário Temático de Doutoramento em Música – Universidade de Aveiro

Novembro de 2008, 2009 e 2010
Composição na Sala de Aula
Complemento de Formação do Mestrado em Educação Musical - Escola Superior de Educação do Porto

30 de Março de 2008
"Música na EB1 de Real"
Encontro Boas Práticas promovido pelo CAE de Braga
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Braga

2 de Junho de 2007
"A atividade de Música na EB1 de Real: relato de um caminho Possível"
Encontro Nacional da APEM - Escola superior de Educação de Lisboa

30 de Setembro de 2005
"Histórias na primeira Pessoa"
Seminário de Integração - Escola Superior de Educação do Porto

 

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS

This is my voice in music: Creating new life possibilities from collective music participation
22nd EAS Conference
Nicosia, Cyprus, 2014

Music as a way of living: the case of Sonoscopia
Keep it Simple, Make it Fast: Underground musical scenes and DIY cultures
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Porto, 2014.

Analyzing the development of Children's Musical Thinking through music composition activities.
Educating the Creative Mind Conference, 2010
New Jersey, USA

Creating meaning through music composition: A contribution for understanding the development of Children's Musical Thinking.
23rd international seminar on Research in Music Education
Changchun, China, 2010

Emotion and Feeling as Key Factors on Memory for Musical Perception and Discrimination Tasks
The Sixth International Research in Music Education Conference
Exeter, U.K.

"Project Ulice: Exploration of the Creative Process employed by school aged children faced with a musical composition Task"
22nd international seminar on Research in Music Education
Porto, Portugal

Teses Defendidas/Defended Theses 

Doutoramento/Doctoral
Veloso, A. (2012). Voar até ao comboio dos segredos: a construção de significados partilhados no desenvolvimento do pensamento musical em crianças do 1º ciclo do EB.