• Dança 1
Menu
Maria de Buenos Aires Revisitada é o nome de um projeto artístico que propõe uma recriação cénica da obra "María de Buenos Aires”. Este projeto engloba uma série de espetáculos com a participação de membros do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), docentes da Universidade de Aveiro (UA) e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-P.Porto), e outros artistas colaboradores. As apresentações da opereta estão agendadas de novembro de 2024 a janeiro de 2025.
 
large-6718fffa62cbd.jpg
 
O projeto "Maria de Buenos Aires Revisitada”, financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), é uma recriação da opereta de Piazzolla-Ferrer, em alternativa às convencionais interpretações desta obra, numa dimensão cénica que contempla a realidade portuguesa e uma aposta num melhor equilíbrio entre as vertentes musical e textual. Desafiando a fatalidade da fragmentação imposta pela estrutura fixa dos 17 quadros, a continuidade da obra com a sua multiplicidade de sentidos é clarificada através da interação entre música, dança, ação dramática e apresentação multimodal do texto poético.
 
A personagem principal, María de Buenos Aires, será interpretada pela bailarina e atriz Maria Belen Giachello, que  conciliará o canto e a dança. A singularidade deste projeto reside no trabalho transdisciplinar da equipa, evidente na encenação, coreografia, cenografia, figurinos, video-mapping, luz e som, integrando diversas formas de arte.Este projeto destaca-se pela colaboração entre duas instituições, UA e ESMAE/P.Porto, no âmbito da linha de investigação artística do Programa Doutoral em Criação Artística em cotutela.
 
Os espetáculos contam com uma orquestra de 11 músicos, incluindo estudantes das duas instituições e o prestigiado bandoneonista Dario Polonara. O elenco também inclui um coro de figurantes, atores, bailarinos e o recitador António Durães.As responsabilidades da direção artística e encenação estão a cargo de Jorge Salgado Correia, investigador no INET-md e docente no Departamento de Comunicação e Arte UA e António Salgado, investigador no CESEM e docente na ESMAE/P.Porto. A coreografia é liderada por Claúdia Marisa (ESMAE/P.Porto) e Maria Belen Giachello, enquanto Carlos Neves (ESMAE-P.Porto) cuida da cenografia e Manuela Bronze (ESMAE/P.Porto) dos figurinos. O projeto conta ainda com a colaboração de Rui Damas no desenho de luz, Miguel Canelhas no desenho de som, Hugo Mesquita no desenho de vídeo e Ana Sousa na maquilhagem.
 
 
Conjunto de espetáculo
  • 02 de novembro de 2024, 21h30, Casa das Artes – Grande Auditório, Vila Nova de Famalicão
  • 09 de novembro de 2024, 21h30, Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima
  • 16 de novembro de 2024, 21h30, Teatro Gil Vicente, Barcelos
  • 21 de novembro de 2024, 21h30, Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, Porto
  • 25 de janeiro de 2025, 21h30, Auditório do Centro Cultural de Ílhavo, Aveiro