• Batuque
Menu
11.09.2024 | 15h00 | Auditório José Grácio | Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro
 
 
A 11 de setembro de 2024, pelas 15h00, decorrem as provas do Prova Doutoral em Música da Mestre Maria Rosa Pampillo Retana, que defenderá a sua dissertação com o título "O revivalismo do fiddle na Galiza: ativismo, sustentabilidade e transformação social".
 
 
Júri das provas de doutoramento:
 

 

O revivalismo do fiddle na Galiza: ativismo, sustentabilidade e transformação social
 
Este estudo etnomusicológico centra-se nas dinâmicas que se produziram em torno do fiddle na Galiza durante o século XXI. Uma dessas dinâmicas foi a criação da Asociación Cultural Galicia Fiddle em 2010. Desde então, o fiddle na Galiza, e mais especificamente na província de Pontevedra, passou por um processo de entrelaçamento que foi estudado nesta tese a partir do modelo teórico da virada planetaria (Elias e Moraru 2015).
Dentro do panorama da música tradicional e folclórica na Galiza, no século XXI, a Galicia Fiddle criou uma constelação de músicos em torno do fiddle, baseada em valores como o artivismo, a ecologia e a desclassificação de categorias fixas que não permitem o fluxo entre elas. Através de uma série de acções concretas, desenvolveram uma rota expansiva desde e para a Galiza, que inclui tanto músicos galegos como músicos de outras latitudes, que, juntos, participaram na construção de uma comunidade imaginada em torno da noção de música folk.
Este estudo compreende uma perspetiva sincrónica em torno da análise dos acontecimentos a partir das perspectivas da autoetnografia e do investigador-músico" (Wong 2008). Está também presente uma perspetiva diacrónica, que compreendeu o estudo de contextos históricos e acontecimentos relacionados com as dinâmicas analisadas. Para o desenvolvimento desta investigação, utilizei o método etnográfico através da observação participante em concertos, festivais, cursos e congressos em torno do violino.
 

 

Palavras-chave: Fiddle, Galicia Fiddle; Revivalismo; Sustentabilidade da “música folk” no século XXI; História social dos instrumentos musicais; Autoetnografia.

 

 
 
linkedin-provasdoutoramento.jpg