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19.12.2023 | 14h30 Sala de Atos Académicos | Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro |
 
 
 
Realizam-se na na Sala de Atos Académicos, Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro, a 19 de dezembro de 2023, pelas 14h30, as provas do Programa Doutoral em Música, de Lucas André Wink, com o tema "Música sem Música? Som, escuta e dinâmicas coletivas de participação: um estudo etnográfico sobre os bombos".

  

Júri da tese de Doutoramento de Lucas André Wink
  • Prof. Doutora Maria do Rosário PestanaProfessora Auxiliar da Universidade de Aveiro (orientadora)
  • Prof. Doutor Fernando José Mendes Gonçalves, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutor Julio César Mendívil Trelles, Professor na Universität Wien
  • Prof. Doutora Paula Maria Guerra Tavares, Professora Auxiliar na  Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Prof. Doutora Ema Cláudia Ribeiro Pires, Professora Auxiliar na Universidade de Évora
  • Prof. Doutor Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro, Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro

 

"MÚSICA SEM MÚSICA? Som, escuta e dinâmicas coletivas de participação: um estudo etnográfico sobre os bombos"
 
Esta tese centra-se nos Bombos, uma prática coletiva que mobiliza centenas de indivíduos com bombos, caixas, concertinas, gaitas de fole e/ou pífaro em Portugal. Inscrita no domínio da Etnomusicologia, mas em diálogo com postulados dos Sound Studies e da literatura sobre a vida social dos instrumentos musicais, propõe uma compreensão dos Bombos na relação que estabelecem com tocadores, audiências, dinamizadores das performances, ambientes performativos, tecnologias e valores que permitem aos participantes cultivar atividades instrumentais em grupo.  
Diversos métodos participativos foram utilizados para reunir dados e construir conhecimento. Em particular, desenvolvi trabalho de campo com o Grupo de Bombos São Sebastião de Darque, sediado em Darque, Viana do Castelo; com o grupo “Os Figueiras na Rua”, de Rubiães, Paredes de Coura; e no contexto do Paul, Covilhã. A tese se constrói no contraponto de diferentes modos discursivos, desde as minhas experiências como aprendiz e tocador de caixa, à escrita em coautoria e à etnografia sonora.  
A investigação evidenciou o contraste entre a diminuição desses conjuntos em fontes históricas e a presença vigorosa que têm nas Festas tradicionais realizadas todos os anos em freguesias do país. Procurando extrapolar uma interpelação músico-centrada de inquérito, amplia o entendimento sobre a prática ao analisar os atos instrumentais coletivos; o diálogo existente entre repertório, aprendizagem e realização performativa com equipamentos e espaços acústicos; a afetividade do som e a percepção de escuta de intervenientes; bem como as tensões e distensões que sustentam redes relacionais de participação no terreno.