• Dança 5
Menu
Quando tocam, os músicos concentram-se em questões conceptuais e, por isso, podem não controlar os movimentos que precisam de executar através de um processo explícito de pensamento, um fator subjacente ao desenvolvimento de tensões e dores. A pensar nisto, o LAbEAMUS - Laboratório de ensino e aprendizagem de músicas está a organizar um workshop no próximo dia 25 de outubro, pelas 14h30, no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA).
La:bWorkshop
 
"A phenomenological approach to musicians’ body self-awareness" é o nome do workshop organizado pelo LAbEAMUS da Universidade de Aveiro/Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md). O workshop tem como objetivo explorar a relação entre o desenvolvimento de tensões e dores durante a execução de movimentos tidos enquanto os músicos tocam instrumentos, uma questão abordada através de uma abordagem fenomenológica que vai envolver alguns voluntários.
A dinamizar o workshop estará Annamaria Minafra, do Conservatório de Música G.Nicolini.
 
Sobre Annamaria Minafra
Annamaria Minafra é graduada em viola D'Arco pelo Conservatório "G. Verdi" de Turim e licenciada em Ciências da Educação com a tese "A prática coletiva dos instrumentos de corda, intersubjetividade e motivação". Tem um doutoramento do UCL-Institute of Education, Londres (Reino Unido) com a tese "Exploring kinaesthetic and body self-awareness in professional musicians".
O seu interesse de estudo, baseado na fenomenologia empírica aplicada à pedagogia musical, examina a relação mente-corpo na performance musical, tanto com adultos profissionais como com principiantes. Apresentou o seu trabalho de investigação em várias conferências internacionais e vem publicando parte da sua investigação em italiano (Quaderni della SIEM) e em inglês (ACM; Springer).
Atualmente, ensina pedagogia musical no Conservatório "G. Cantelli" em Novara e mais recentemente nos Conservatórios de Potenza e Bari.
Os interessados devem inscrever-se enviando um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
Mais informações disponíveis no Facebook do Labeamus.