• Caretos
Menu
Programa Radiofónico
 
 
Giro 78: viagens sonoras em goma-laca
 
 
Estreia 1 de Outubro de 2022  | 23:00 | Antena 2
 

Giro 78: viagens sonoras em goma-laca vai para o ar todos os sábados às 23h, na Rádio Antena 2, com retransmissão às segundas-feiras às 13h. Esta série de programas radiofónicos é uma parceria entre o projeto de investigação científica Liber|Sound: práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas e a rádio Antena 2

  

A série de 13 programas radiofónicos Giro 78: viagens sonoras em goma-laca tem por objetivo principal devolver à história as vozes e os sons encerrados em sulcos de goma-laca, apresentando, de forma lúdica e intensamente ilustrada com exemplos musicais e entrevistas, a trajetória de artistas que marcaram a fonografia em espaços de herança lusófona. A equipa responsável pela conceção e realização da série é transnacional e transdisciplinar, formada por representantes de Brasil, Portugal, Moçambique e Índia (Goa), reunindo investigadores e investigadoras do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) no domínio da etnomusicologia (Pedro Aragão, Susana Sardo, Cristiano Tsope, Timóteo Cuche, Nalini Elvino de Sousa, Biancamaria Binazzi, Maya Suemi Lemos), técnicos de som (Isaac Raimundo/Universidade de Aveiro), gestoras de acervos (Felizmina Velho/Rádio Moçambique e Bia Paes Leme/Instituto Moreira Salles), especialistas em teatro musical (Ângela Reis/UNIRIO),  radialistas (Óscar Noronha/Programa Renascença em Goa) e colecionadores de discos (José Moças/Portugal; Miguel Angelo Nirez/Brasil). O programa é apresentado por Biancamaria Binazzi e Nalini Elvino de Sousa, que também assinam o roteiro. 

 

O primeiro episódio, com estreia no dia 1 de outubro, intitula-se Música gravada, comunidades conectadas. É focado na história dos discos de goma-laca em quatro territórios da lusossonia: Moçambique, Portugal, Brasil e Goa. Através de depoimentos de especialistas sobre a história da fonografia, aprenderemos um pouco mais sobre o fantástico mundo dos fonógrafos e dos discos de goma laca, os primeiros suportes que permitiram que o som fosse “congelado” em sulcos de cera, encetando viagens e transpondo barreiras geográficas e temporais. 

 

Desenvolvido pelo INET-md, no polo da Universidade de Aveiro, o projeto Liber|Sound é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia e por fundos europeus. Tem por objetivo o estudo transatlântico de práticas musicais registadas pela indústria fonográfica em países e territórios que compartilham entre si um contacto histórico com Portugal e que hoje jazem esquecidas em suportes obsoletos de registo como discos de goma-laca (também conhecidos como discos de 78 rotações por minuto).