• citara
Menu
19-29.07.2021 | segundas, terças e quintas-feiras | 10:30-13:00 | NOVA FCSH
 
 
 
 
Objectivos
Fornecer uma panorâmica abrangente da vida musical de Lisboa no séc. XVIII, sem perder de vista o contexto internacional.
  • Estudar os principais espaços e contextos ligados à produção e à interpretação musical, contemplando quer o plano institucional e as suas relações com o poder monárquico e eclesiástico, quer manifestações ligadas à livre iniciativa e à prática musical amadora;
  • Identificar as principais personalidades ligadas à prática musical e as suas redes profissionais e artísticas;
  • Caracterizar diferentes tendências estéticas, repertórios e práticas performativas;
  • Dar a conhecer fontes históricas, bibliografia e discografia sobre a música em Portugal no séc. XVIII, bem como as mais recentes investigações sobre o tema.
 
Programa
O curso abordará as diferentes vertentes da vida musical de Lisboa ao longo do século XVIII em correlação com o contexto histórico e sócio-cultural da época e as mudanças que ocorrem à medida que nos aproximamos do final do Antigo Regime. Serão estudadas as principais instituições ligadas à produção e interpretação musical, mas também práticas musicais mais informais, bem como os seus protagonistas (músicos portugueses e estrangeiros e outros profissionais e amadores ligados às artes do espectáculo), os repertórios praticados e as suas tendências estéticas. Num arco temporal que abrange os reinados de D. João V, D. José I e D. Maria I, a variedade de itinerários contemplará as diferentes estruturas musicais associadas ao poder real (Capela Real e Patriarcal, Real Câmara, Banda Real), os teatros de corte e os teatros públicos, espaços eclesiásticos como igrejas e conventos, manifestações ligadas à iniciativa privada como as assembleias e casas de baile, os salões domésticos e a música no espaço urbano. Apesar do enfoque primordial em Lisboa, serão tidas em conta sempre que seja oportuno algumas comparações com o panorama internacional e com outras cidades europeias. As sessões serão ilustradas com a audição comentada de exemplos musicais e com fontes históricas (textos e outra documentação da época, partituras e iconografia).
 
Sessão I: As estruturas musicais da monarquia: as Capelas Reais e a Patriarcal, a Real Câmara e a Banda das Reais Cavalariças.
Sessão II: Os teatros de corte e os teatros públicos.
Sessão III: A música nos espaços eclesiásticos: igrejas, conventos e mosteiros.
Sessão IV: Concertos, assembleias e casas de baile.
Sessão V: As festas públicas, a música ao ar livre no espaço urbano e a paisagem sonora de Lisboa.
Sessão VI: Música no feminino: presenças e ausências das mulheres nas práticas musicais da Lisboa setecentista.
 
Docente