• Dança 1
Menu
3 de Dezembro de 2019 | 18:00-20:00 | Lisboa | Colégio Almada Negreiros | Auditório A14
 
 
 
 
Pedro Paulo Salles | Universidade de São Paulo




Após uma breve introdução ao tema da censura às artes no Brasil, notadamente durante a Ditadura Militar, mas também no período Vargas (Estado Novo) e no conturbado período atual, discutiremos a produção de Caetano Veloso e seus embates com a Censura e com a repressão às liberdades democráticas, notadamente após o AI-5, que culminaram com sua prisão e seu exílio em Londres. Também será nosso objeto de discussão sua produção musical no exílio, com foco em sua performance da canção "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e no lugar de escuta ela instaurou, articulando tempo musical e tempo histórico. A fala será entremeada de exemplos musicais gravados e em direto.
 
 
 
 
Pedro Paulo Salles e pesquisador do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP), Brasil, atuando principalmente no campo da Etnomusicologia, investigando a música indígena no Brasil. É pesquisador dos Grupos de Pesquisa PAM - Pesquisas em Antropologia Musical (Antropologia USP) e PAMVILLA -Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos (Música USP), sendo um dos autores do livro Villa-Lobos, e do texto A Canção Tropicalista: música popular de invenção.