• Caretos
Menu
14 e 15 de Dezembro de 2019 | 11:00-13:00 e 14:30-17:30 | Lisboa | Palácio Nacional da Ajuda
 
 
 
 
A dança foi uma das práticas artísticas mais difundidas nas sociedades ibéricas da época moderna; no teatro, na corte, nas assembleias, nas tabernas, nas festas familiares e inclusive nas procissões religiosas, todos os sectores da sociedade participavam nela. Este curso propõe uma abordagem prática à dança da escola espanhola do século XVII, recolhida no tratado de Juan de Esquivel, Discursos sobre el arte del dançado (Sevilha, 1642), e noutros documentos da época. Dirige-se a pessoas interessadas em conhecer a dança espanhola do século XVII, nos níveis de iniciação e intermédio. As sessões organizam-se em duas partes, sendo a primeira destinada ao estudo dos passos básicos da dança e dos movimentos dos braços, e a segunda à introdução do repertório de bailes y danzas da época, como as folias, a pavana, o villano e as paradetas. Uma hora diária será dedicada à prática das castanholas.
Informações e inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  
Organização: Portingaloise - Associação Cultural e Artística | INET-md 
 
Coordenação: Diana Campóo
 
Diana Campóo é diplomada pelo Conservatorio Superior de Danza de Madrid "María de Ávila". Tem formação em dança histórica com Françoise Deniau, Bruna Gondoni, Barbara Sparti e María José Ruiz, entre outros. Dançou nas companhias Esquivel, Compañía de Ana Yepes, Les Plaisirs, Xuriach. Professora de dança histórica no Centro Superior de Música do País Basco (MUSIKENE) e na Universidad Europea de Madrid. Colaborou como convidada com o Real Conservatorio Profesional de Danza de Madrid "Mariemma", com o Conservatorio Superior de Danza de Madrid "María de Ávila", a Escuela Superior de Canto de Madrid, e a Aula de Música de la Universidad de Alcalá de Henares, entre outros, além de leccionar cursos de dança barroca espanhola em Inglaterra e Portugal.