• Disco
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Investigador Júnior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Beatriz Machado nasceu em Lisboa em 1999. Licenciou-se no curso de Produção Artística em Cerâmica na Escola Artística António Arroio. Em 2020, terminou a sua licenciatura em escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo completado um semestre em Erasmus na Universidade de Belas Artes Húngara em Budapeste, no seu último ano. Foi seleccionada durante a exposição Jovens Criadores 2018 para integrar o grupo de jovens artistas, representando Portugal, na IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP em Luanda em 2019, e no mesmo ano participou na exposição da XIV Bienal Internacional de Cerâmica 2019, no Museu de Aveiro/Santa Joana.
 
Desde 2016 participou em várias exposições colectivas em locais como a Casa das Histórias Paula Rego, Fabrica Braço de Prata, Galeria de Montemor-o-Novo. O seu coração balança entre a cerâmica e a ilustração, tanto uma como a outra. As suas narrativas são sempre inspiradas pela imaginação da literatura e da poesia que ela devora.
 
Em 2022 recebeu uma Bolsa de Investigação para o projecto YouSound, onde acompanhará todo o trabalho de campo, ilustrará o processo de investigação etnográfica, utilizará a ilustração como ferramenta de co-criação com jovens migrantes, aplicando assim métodos de investigação baseados na arte. Está actualmente a terminar os seus estudos em Ilustração e Produção Gráfica na Escola Superior de Artes e Design em Caldas da Rainha.