• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 22 507 33 83

Nota Biográfica

Andrej Kocan concluiu o Mestrado em Música em 2018/06 pela Academia Real Dinamarquesa de Música, a Licenciatura na Faculdade de Matemática e Física em 2008 pela Univerza v Ljubljani e a Licenciatura em Música em 2015/06 pela Academia Real Dinamarquesa de Música. 
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Cantos Nixi pae dos Huni Kuin peruanos: ritual, performance e cura na Amazónia
 
Orientação
 
Resumo 
Este é um estudo etnográfico resultante de trabalho de campo realizado entre 2021 e 2023 junto das comunidades Huni Kuin (Cashinahua) residentes no lado peruano fronteiriço entre o Peru e o Brasil, na região amazónica. Centrando-me nos cânticos de ayahuasca (nixi pae) executados durante as sessões ritualísticas, analiso o papel integral destes cânticos nas práticas espirituais da comunidade.
 
De acordo com estudos anteriores, a cura, enquanto cura de doenças físicas, não tem sido o objetivo principal das sessões de ayahuasca para os Huni Kuin peruanos. O meu argumento centra-se na noção de que estes rituais servem principalmente as funções de promoção da coesão social e de manutenção do tecido espiritual da comunidade. A cura, na sua visão do mundo, é concebida como um processo transformador - um alinhamento em direção à totalidade e ao equilíbrio. Esta viagem transformadora é encapsulada no conceito de xinan, caracterizado como uma consciência integradora, mediada e proporcionada através de experiências durante as cerimónias de ayahuasca, outros rituais comunitários e a vida quotidiana.
 
Desde a década de 1960, os missionários têm sido, na ausência de outros agentes de mudança, como o Estado, as empresas e os turistas, os principais geradores de transformações na sociedade Huni Kuin na altamente isolada região peruana de Purús. A diminuição da presença de anciãos detentores de conhecimentos espirituais e a redução da frequência dos rituais comunitários levaram a uma mudança na visão de mundo pela comunidade, do espiritual para o secular. Esta transição teve, consequentemente, impacto no equilíbrio da comunidade, afectando as suas capacidades colectivas de auto-cura.
 
Neste contexto, o presente estudo reavalia categorias antropológicas como o xamanismo, a performance, o ritual, a cura e os sistemas cosmológicos. Também explora de que modo os conceitos de doença e cura são conceptualizados dentro da perspetiva única dos Huni Kuin.

 

Palavras-chave: Cashinahua, Huni Kuin, Peru, ayahuasca, cantos.
 
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/150615/2020) 
 
Grupo de Investigação: Acústica Musical e Estudos de Sons