• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Bernardo Santos frequenta atualmente o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro. Formado pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres), Conservatori del Liceu (Barcelona) e pela Universidade de Aveiro (Prémio Município de Aveiro), Bernardo Santos estudou com Deniz Arman Gelenbe, Josep Colom, Álvaro Teixeira Lopes e Klara Dolynay. Durante os seus estudos, foi bolseiro do Trinity Laban (Trinity College London Scholar), da Fundação GDA e da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.

Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Berta Alves de Sousa e Frederico de Freitas, sendo responsável por edições críticas de obras de ambos compositores. Foi responsável por ministrar masterclasses em diversas escolas e universidades no Brasil e Portugal.

Bernardo Santos apresentou-se em concerto em quatro continentes e mais de dez países, destacando-se os recitais na Casa da Música, Convento de São Francisco, Teatro Rivoli; Sala Cecília Meireles, Teatro Amazonas e Palácio das Artes no Brasil; National Concert Hall, Farfield Halls, St. James Piccadilly Church, Royal Albert Hall e na Tonhalle Düsseldorf. Teve também a oportunidade de se apresentar em concerto com várias orquestras, destacando-se a Orquestra Sinfónica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Amazonas, Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção de maestros como António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd, Hilo Carriel, Kira Omelchenko, Marcelo de Jesus, Miguel Campos Neto e Sílvio Viegas. Bernardo Santos foi um dos artistas convidados para diversos festivais na Europa, Ásia e América do Sul e foi o Artista Residente 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda.

Bernardo Santos participou também no projeto “Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira, resultando na gravação de um CD.

 

Ciência VitaeORCID

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
A obra para piano solo, piano com violino e piano com orquestra de Ruy Coelho: dos contextos à performance
 
Orientação
Resumo
Este projeto de investigação procura compreender de que forma os contextos políticos, estéticos e interpretativos relativos a Ruy Coelho influenciaram a criação de um estilo de escrita para piano específico por parte do compositor e que reflexos a caracterização e contextualização do repertório em causa têm para uma abordagem performativa da obra de Ruy Coelho. Não existe ainda um único estudo que analise, catalogue e estabeleça conclusões quanto à obra de Ruy Coelho para piano, seja esta a solo, música de câmara ou concertante, ou que analise a sua obra numa perspetiva performativa. O desconhecimento e difícil acesso à obra para piano deste compositor, com poucas obras para piano e música de câmara com piano editadas, e um único CD dedicado à sua obra para piano, é também uma das questões, entre outras, que a presente investigação pretende resolver. Alguns dos objetivos deste projeto incluem a compreensão da dimensão total do universo de estudo e as suas características; a aferição da relação entre o discurso musical das obras do universo de estudo e diferentes correntes estéticas identificadas pelo compositor e suas implicações performativas e, partindo da performance, evidenciar as características do pensamento composicional de Ruy Coelho na sua obra para piano e as suas diferenças e semelhanças ao longo de diversos períodos composicionais.