• Guitarra
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

É doutoranda em Música – ramo de Etnomusicologia – desde 2019, na Universidade de Aveiro. É mestre em Ensino de Música – saxofone - pela Universidade de Aveiro (2018) e também licenciada em Música, variante performance – saxofone - pela mesma instituição (2015). Frequentou masterclasses com Jean-Yves Formeau, Stephane Laporte, Tjako van Schie, Henk van Twillertt, Roberto Benitez, Pablo Coelho, Ties Mellema, Joseph Murphy, Mario Marzi e Nacho Gascón. Integrou também vários agrupamentos de música de câmara e orquestras. Trabalhou com diversos maestros: Alex Schillings, Carlos Marques, Alberto Roque, Ernst Schelle, José-Ignacio Petit, Nigel Clarke, Mark Heron, entre outros. Acompanhou, com diversos agrupamentos, músicos como Paulo de Carvalho, Henri Bok, Henrique Portovedo, Fernando Ramos, Fanfarra Káustika, Brigada Victor Jara, Fausto, João Bettencourt da Câmara, The Lengendary Tigerman, Capicua, entre outros. De 2012 a 2018 exerceu atividades pedagógicas em diferentes projetos e escolas de música. Foi bolseira do INET-md entre maio de 2018 a janeiro de 2021, tendo-se dedicado à investigação e catalogação de várias coleções de discos de goma-laca doadas ao Museu da Universidade de Aveiro. Integra, desde 2018 o projeto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro e desde 2021, o projeto Liber|Sound. Atualmente é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, encontrando-se a desenvolver o projeto “Atlas 78: Caminhos para a recuperação de uma memória sonora portuguesa a partir da Coleção goma-laca da Universidade de Aveiro”.

 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título:
Atlas 78: Caminhos para a recuperação de uma memória sonora portuguesa a partir da Coleção goma-laca da Universidade de Aveiro
 
 
Orientação
 
Co-orientação
 
Resumo

Este projeto tem como objetivo encontrar metodologias e estratégias de classificação/desclassificação e comunicação que respondam às necessidades dos diferentes agentes e saberes disciplinares envolvidos na institucionalização de coleções fonográficas. Apoiado no desenvolvimento de um conceito de ecologia de conhecimentos, a abordagem da etnomusicologia será fundamental, através da adoção de práticas de investigação partilhada e enquanto plataforma epistemológica para pensar a desclassificação face aos paradigmas da “etnomusicologia digital” (Hsu 2013). O projeto centra-se na análise de coleções institucionalizadas pela Universidade de Aveiro, constituídas por discos de goma-laca, um suporte de informação de perfil polissémico, frequentemente salvaguardado por colecionadores. A “condição arquivo” (Garcia 2017) amplia o seu valor plural transformando-o simultaneamente num fonograma, num objeto de museu e num documento passível de investigação. Nesta condição, a articulação entre os domínios disciplinares em jogo (arquivística, museologia, biblioteconomia, musicologia e etnomusicologia) e os interesses dos agentes envolvidos (a instituição, o investigador e o colecionador), gera dois planos de interceção centrais para esta investigação.