• Dança 1
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Pedro Berardinelli nasceu em Viseu, Portugal. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório da sua cidade natal. Em 2004 ingressou a Licenciatura em Composição da Universidade de Aveiro, onde em 2005/06 lhe foi atribuída bolsa de mérito por aproveitamento escolar excepcional. No âmbito da Licenciatura elaborou uma dissertação sobre Improvisation I – für ein Monodram de Emmanuel Nunes. Em 2012 completou o Mestrado em Composição, na mesma Universidade, com um trabalho final sobre a música de Pierre Boulez. Desde o início dos seus estudos musicais frequentou regularmente os seminários de Emmanuel Nunes, na Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente, teve alguma orientação particular com este compositor, que teve um forte impacto na sua formação. No ano lectivo 2014/15 concluiu com nota máxima o seu segundo Mestrado em Composição Instrumental Contemporânea, no Centro Superior de Enseñanza Musical Katarina Gurska (Madrid). Aqui, teve como tutores os compositores Alberto Posadas e José Luís Torá, tendo ainda aulas com Pierluigi Billone, Aureliano Cattaneo, Pierre Strauch, Till Knipper, entre outros. No contexto do seu projecto final de Mestrado, escreveu uma obra solo para a fagotista Lorelei Dowling. Foi seleccionado para a Academia de Composição do Festival Música (2016, Estrasburgo) e para a Université d'Altitude (2018, Saint Martin Vesubie) onde trabalhou com o Quatuor Diotima e o Ensemble Multilatérale, respectivamente. Participou nos Stockhausen‐Kurse, Impuls, bem como em outros cursos, aulas e seminários com compositores como Philippe Manoury, Chaya Czernowin, Mark Andre, Raphaël Cendo, Yann Robin, Stefano Gervasoni, Rebecca Saunders, entre outros. Concluiu em 2017 com nota máxima a pós-graduação em Composição na Kunstuniversität Graz, onde estudou com Clemens Gadenstätter e Beat Furrer.
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título 
O papel do instrumento na música ocidental depois da Segunda Guerra Mundial: a linhagem Nono-Lachenmann-Billone
 
Orientação
 
Resumo
Este projecto tem como objectivo analisar o papel do instrumento na criação musical da linhagem Nono-Lachenmann-Billone, debruçando-se sobre a abordagem ao instrumento, enquanto mecanismo de insurreição criativa. Para tal, prevê-se a realização de pesquisa bibliográfica e análise comparativa entre obras instrumentais com efectivos semelhantes de cada compositor. 
Como resultado do processo de investigação, pretende-se compreender como as mudanças de papel que o instrumento possuiu nas diferentes gerações se manifestaram na concepção composicional e subsequente universo sonoro. Em articulação directa com a investigação realizada, prevê-se a criação de um conjunto de obras instrumentais, não apenas enquadradas nesta problemática, mas procurando expandir através da experiência o processo de investigação.
As principais contribuições do projecto são a análise relacional das mudanças da função do instrumento na música ocidental depois da Geração de Darmstadt – metodologicamente sustentada na análise musicológica – focada nesta linhagem de compositores.