• Dança 3
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Helvio Mendes é percussionista brasileiro doutorando em música (performance em percussão) pela Universidade de Aveiro/Portugal e membro investigador integrado do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) no Pólo da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). Possui o título de mestre em música na área das Práticas Interpretativas no instrumento percussão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tornou-se Bacharel em Música (Habilitação em Percussão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em 2010.
Quando integrante do Grupo Piap (Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp), realizou diversos concertos, destacando: Profissionais do Ano (2008), Criança Esperança (2009), EUA/CANADÁ TOUR (2010) e Festival de Música em Trancoso (2011).
Integrando a Orquestra Fervorosa gravou o DVD da cantora e folclorista Inezita Barroso intitulado “Cabocla eu Sou”. Com o Grupo Cantadeira recebeu o Prêmio PROAC 2012 gravando um disco inédito intitulado “Um canto de Cá”. Com o Trio Malunga obteve o prêmio de melhor intérprete e o 2º lugar geral no Festival da Canção da Unifesp.
Participou como percussionista das principais montagens de musicais da Broadway no Brasil como: “Hair”, “Fame”, “A Família Adams” e “O Rei Leão”.
Ainda no Brasil, na sua carreira como docente de percussão participou do Projeto “A Música Venceu” da Fundação Bachiana, foi professor substituto de percussão na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e professor temporário de percussão no Conservatório de Música de Sergipe.
Atualmente, além de realizar suas pesquisas focada no aspecto histórico, repertório e técnicas do Xilofone, atua como músico convidado em diversas bandas filarmônicas portuguesas e exerce a docência em percussão nas academias de música das cidades portuguesas: Trancoso, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira e Mêda.