• citara
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutor Integrado | Pós-Doc
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Alejandro Grosso Laguna, nascido em Buenos Aires, formou-se em Educação Musical no Conservatório Superior de Música de Buenos Aires em 1989. Detém uma Licenciatura em Música pela Universidade de Évora (2007). 
Obteve uma bolsa mista de doutoramento (2008-2012) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desenvolveu um trabalho colaborativo entre a Universidade de Évora (UE) Professor Tiago Porteiro (Orientador) e a Universidade de La Plata (UNLP) Professor Favio Shifres (Coorientador), sobre o tema “Revisão de problemas de comunicação no contexto de aulas técnicas de dança na perspectiva do músico de dança”, concluindo o seu doutoramento em Estudos Teatrais na UE em 2013. Atualmente (2015-) é investigador de pós-doutoramento com bolsa mista da FCT, sob a coordenação do Professor Jorge Salgado Correia, IP do grupo de investigação "Criação, Performance e Investigação Artística" do INET-md e co-coordenação do  Professor Favio Demián Shifres, investigador do I & D Laboratorio para el Estudio de la Experiencia Musical (LEEM), Departamento de Música (DM), Facultad de Bellas Artes da UNLP. O projeto tem como tema: 'Aspectos comunicacionais do desempenho expressivo multimodal “Questões de cruzamento entre proposicional e não conteúdo proposicional”. 
É membro investigador do projeto PICT-2013-0368 "Musicalidade Comunicativa nas Artes do Tempo e Primeira Infância", financiado pela Agência Nacional de Promoção da Ciência e Tecnologia (Argentina), em desenvolvimento no LEEM. 
A investigação aborda questões de comunicação musical sobre as interações recíprocas entre músicos de dança e bailarinos em contextos ecológicos e métricos, através de microanálise quantitativa dos respectivos comportamentos multimodais empregando marcadores denominados  indicadores visuais-espaciais de velocidade zero. http://visual-spatial-indicators.tumblr.com
O desenvolvimento da investigação e os resultados alcançados ao nível de pós-doutoramento levaram a uma nova linha de pesquisa, a análise quali-quantitativa da relação música-movimento no contexto da interação no tango dança, buscando compreender a diversidade do estilo expressivo-estilístico e as peculiaridades desta dança.
Estes novos desenvolvimentos, que resultam do cruzamento de diferentes recursos metodológicos e diferentes fundamentos epistemológicos, abrem a possibilidade de se tornarem investigações aplicadas nesta investigação, que podem ter impacto significativo nas implicações pedagógicas nos processos de aprendizagem não-verbais nas áreas de dança e a formação de bailarinos profissionais.
Este corpo de exploração cognitiva é apoiado pelo conhecimento e experiência do investigador ao longo de sua carreira de 16 anos como músico de dança, bailarino de tango, trabalhos colaborativos com a coreógrafa de tango e bailarina Milena Plebs, estudos avançados em Gyrotonic e nos fundamentos da dança clássica com Barbora Hruskova, bailarina principal Companhia Nacional de Bailado e a experiência universitária no trabalho musical no contexto das aulas de dança com o bailarino Antonio Carallo (Wuppertal Tanztheater-Pina Bausch).