• Dança 4
Menu
15 de Outubro de 2019 | 19h00 | Lisboa | Palácio Fronteira
 
 
 
 
No âmbito do encontro em Lisboa do projecto "PerformArt - Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Families’ Archives to the History of Performing Arts", financiado pelo European Research Council, realiza-se no dia 15 de Outubro, às 19h, no Palácio Fronteira, uma apresentação pública do referido programa de investigação por Anne-Madeleine Goulet (Principal Investigator) e Cristina Fernandes (investigadora do INET-md e membro da equipa PerformArt), seguida por um concerto pelo Ludovice Ensemble (com direcção musical de Fernando Miguel Jalôto). O programa musical, intitulado "De Roma a Lisboa: música nos palácios e academias entre os séculos XVII e XVIII", inclui cantatas, duetos e peças para instrumento de tecla de compositores activos em Roma (entre os quais Bernardo Pasquini, Alessandro e Domenico Scarlatti, Giovanni Lorenzo Lulier, Giovanni Giorgi, Giovanni Bononcini e Francisco António de Almeida) na interpretação de Eduarda Melo e Joana Seara (sopranos) e Fernando Miguel Jalôto (cravo). A entrada é livre, limitada à capacidade da sala e sujeita a inscrição prévia, através do formulário.
O projecto PerformArt (ERC Consolidator Grant, 2016-2021) tem como instituições de acolhimento o CNRS e a École Française de Rome. A reunião científica da equipa PerformArt em Lisboa (que decorre entre os dias 14 e 16 no Palácio Fronteira e na NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros), destina-se à preparação do livro final ("Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740) : social, political, ethical and economic issues"), a publicar pela Brepols em 2021.
 
 
 
 
Organização: Anne-Madeleine Goulet (Investigadora Principal do projecto ERC PerformArt) e Cristina Fernandes (INET-md, NOVA FCSH; membro da equipa PerformArt)