• Dança 6
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Cordenação
Graça Boal-Palheiros (PI)


Equipa
Graça Boal-Palheiros | Daniela Coimbra | Beatriz Ilari | Carlos dos Santos Luiz | Margarida Baltazar | Pedro Figueira | Mafalda Fonseca | João Leite | Mariana Silva | Gina Lemos | Lisete Mónico | São Luís Castro

Consultor: Graham Welch


Referência
UID/00472/2020


Período
01.01.2021-31.12.2023


Resumo
Este projeto estuda os efeitos potenciais de um programa de educação musical ativa em grupo no desenvolvimento musical, cognitivo e socio-emocional de crianças desfavorecidas, e também como o envolvimento musical efetivo promove o seu desenvolvimento e sucesso escolar. Uma abordagem multi-métodos inovadora, articulando métodos quantitativos e qualitativos, permite questionar resultados contraditórios anteriores, para compreendermos melhor os efeitos da participação musical ativa. Um estudo longitudinal investiga crianças de comunidades desfavorecidas, frequentando escolas públicas do 1º Ciclo, que não oferecem educação musical como atividade curricular ou extra-curricular. O desenho inclui pré e pós-avaliações de um programa semanal de educação musical ativa ensinado por um professor especialista de música, durante 36 semanas. Serão obtidos dados comparativos de três grupos de crianças, um grupo-alvo com música, um grupo de controlo ativo com drama, e um grupo de controlo passivo, seguindo o currículo escolar. Este estudo contribuirá para compreendermos (a) como a educação musical ativa em grupo pode melhorar competências musicais específicas de crianças desfavorecidas em idade escolar; (b) como pode desenvolver as suas competências cognitivas e socio-emocionais, num período crucial do seu desenvolvimento e (c) os processos mais eficazes na aprendizagem musical, que permitem benefícios no desenvolvimento das crianças.


Palavras-chave
Educação musical ativa; desenvolvimento musical de crianças; desenvolvimento cognitivo e socioemocional; desempenho académico