• Batuque
Menu
Resumo
Poemas para a infância e a juventude de autores portugueses como João da Rocha, Afonso Lopes Vieira, Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo, Eugénio de Andrade, Luísa Ducla Soares ou Manuel António Pina foram musicados por compositores / músicos como Hernâni Torres, Tomás Borba, Francine Benoît, Fernando Lopes-Graça ou Suzana Ralha. Daí que o primeiro objetivo do projeto "A Música das Palavras – fase 2" seja prosseguir um estudo continuado de livros de canções, e de canções compostos a partir de poemas da produção literária portuguesa para a infância e a juventude.
Como ponto de partida deste trabalho encontra-se o livro A Música das Palavras: Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo, Eugénio de Andrade, Luísa Ducla Soares, Manuel António Pina, João Pedro Mésseder, de José António Gomes (Porto: Tropelias & C.ª, 2017, ISBN: 9789898582522, https://www.wook.pt/livro/a-musica-das-palavras-jose-antonio-gomes/19249971). Este volume foi publicado com o apoio do Município de Ílhavo, pela circunstância de todos os anos a Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) organizar um pequeno mas peculiar projeto de promoção da leitura e da música designado 'A Música das Palavras'. O projeto envolve, em geral, pessoal da biblioteca, um orador, professores de música do concelho, por vezes uma escola de música local e também crianças e pais. Este conjunto de atividades inclui uma apresentação oral e escrita do escritor e do compositor das canções, bem como uma exposição bibliográfica e documental organizada pela BMI. É focado, invariavelmente, um escritor / poeta em particular, cujos poemas foram convertidos em canções e cujas obras literárias, durante um período de tempo anterior, são objeto de uma atividade de animação da leitura, promovida pela biblioteca e destinada às crianças e aos pais. Após a mostra, a BMI disponibiliza aos leitores e estudiosos eventualmente interessados um completo dossier sobre a vida e a obra do autor em causa.
Os produtos de investigação relacionados com este projeto de promoção da leitura e da música abordam, naturalmente, a relação entre linguagem literária e linguagem musical. Vários deles foram já publicados e continuarão a sê-lo. A equipa de investigação pretende desenvolver este tipo de trabalho e partilhá-lo com a comunidade, não apenas em sessões públicas organizadas pela BMI, mas também em eventos académicos. Os investigadores discutirão ainda ideias e sugestões sobre a utilização pedagógica de canções baseadas em textos poéticos, tanto na educação literária e musical como em atividades de promoção de leitura. Consequentemente, tentarão influenciar a prática docente e as práticas de bibliotecários no que respeita à promoção da literatura e da música.
Objetivos
• Identificar exemplos relevantes de canções e cancioneiros compostos a partir de poemas escritos por autores portugueses de literatura para crianças e jovens.
• Analisar o diálogo intersemiótico e intertextual da linguagem literária com a linguagem musical em canções de autores de diferentes períodos (exemplos: Hernâni Torres e João da Rocha, Tomás Borba e Lopes Vieira, José Afonso e Pessoa, Eduardo Queiróz/Eugénia Melo e Castro e Maria Alberta Menéres, Suzana Ralha e Regina Guimarães, Sérgio Godinho, José Barata Moura, João Loio...).
• Descrever o background histórico-cultural das canções, bem como o perfil literário dos escritores e o perfil musical dos compositores / músicos.
• Partilhar os estudos desenvolvidos com a comunidade educativa e académica, seja em encontros científicos e em sessões de música seja em publicações especializadas.
• Discutir ideias e sugestões úteis sobre o recurso pedagógico a canções baseadas em poemas na educação literária e musical.
 
Coordenação
 
Equipa
José António Gomes | Graça Mota | Bibliotecária responsável da Biblioteca Municipal de Ílhavo | Lisete Cipriano, Chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Ílhavo | Ana Cristina Vasconcelos de Macedo (IEL-C; ESE do Porto) | Sara Reis da Silva (Universidade do Minho)
 
Instituições Participantes
Biblioteca Municipal de Ílhavo; IEL-C (Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais) do InED da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto (P. Porto)
 
Financiamento
Inicialmente assegurado pela Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) e pelo Município de Ílhavo para fins precisos: organização de sessões abertas ao público; preparação e publicação de material de divulgação; conceção e montagem de exposições bibliográficas e documentais; publicação de trabalhos de investigação; deslocação do orador.
 
Período
1 de março de 2020 a 31 de julho de 2024
 
Palavras-chave
Poesia para a infância e a juventude; canções; livros de canções e poemas; linguagem literária; linguagem musical