• Dança 6
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
 
29-05-2025 | 16h00 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Lisboa | Torre B - Sala B309 & Online
 
 
Acesso livre, presencial e online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 945 6210 4600
Senha: 407780 
 
 
 
Ligações e sinergias: Musicologia e investigação performativa
 
Helena Marinho | INET-md / DeCA-UA
 
 
Quando Nicholas Cook (2001) apontou as limitações das perspectivas de investigação baseadas em conteúdos textuais da musicologia e teoria musical para a compreensão da performance, estava já a reflectir sobre um domínio emergente de estudos. Focado inicialmente em estudos descritivos e/ou analíticos da performance, este domínio deu lugar recentemente à "geração de novos fenómenos relevantes para o conhecimento e desenvolvimento artístico" (Assis 2028, 14), em associação à designação pesquisa artística, de particular relevância para um dos grupos de investigação do INET-md.
 
O desenvolvimento da pesquisa artística, possivelmente devido à orientação da pesquisa e do ensino superior para o contexto da música de tradição ocidental, mantém-se em parte ligado a repertórios canónicos, e nem sempre é expressiva a "geração de novos fenómenos" defendida por Assis. A hegemonia do conceito de obra, sobejamente debatida, terá introduzido uma clivagem dificilmente transponível para abordagens que integrem os estudos históricos no desenvolvimento de pesquisas artísticas.
 
Partindo de exemplos relevantes desenvolvidos na Universidade de Aveiro, pretende-se, através desta apresentação, sugerir possíveis sinergias e linhas prospectivas de pesquisa que aliem estudos musicológicos e culturais à investigação performativa.
 
 
 
Helena Marinho | Professora associada da Universidade de Aveiro, onde coordena um dos pólos do INET-md. Combina uma carreira performativa de pianista com a investigação académica. Foi investigadora principal de três projectos FCT, liderou múltiplos projectos financiados pela DGArtes, e coordena actualmente um projecto Europa Criativa. As suas publicações incluem capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais, focando temas que abrangem os estudos de mulheres, estudos empíricos sobre performance e aprendizagem musical, assim como experimentação e investigação em performance musical. Apresentou concertos a solo e de câmara na Europa, América do Sul e Ásia, e gravou diversos CDs.