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Linha Temática Património(s), Arquivos e Museus
 
A Linha Temática Património(s), Arquivos e Museus integra o projecto estratégico do INET-md, reflectindo o trabalho contínuo de curadoria, análise e restauro de arquivos e instrumentos musicais, desenvolvido desde 1995 por diferentes grupos de investigação. Este trabalho tem impulsionado processos de patrimonialização em Portugal e na UNESCO, bem como parcerias colaborativas com museus, fundações e outras entidades.
 
 
 5, 19, 26 de maio, 2 de junho | 14h-18h | Anfiteatro João Branco do Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
 
 

A participação é gratuita, aberta a toda a comunidade, mas sujeita a inscrição através do e-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
 
Módulo de especialização / Fonografia do Quotidiano: Práticas de uma nova cultura sonora no início do século XX
 
José Geraldo Vinci de Moraes (USP e colaborador do INET-md)
 
 

O Módulo de Especialização “Fonografia do Cotidiano. Práticas de uma nova cultura sonora no início do século XX” tem como objetivo geral discutir os dilemas de um novo território historiográfico que se interessa pelos sons, as sonoridades e as escutas. Pretende ainda compreender os lugares dos sons nas experiências históricas e suas variações nas temporalidades. Neste horizonte o conceito de Culturas Sonoras aparece como eixo central tanto para a discussão teórica, como na prática investigativa historiográfica. O interesse estrito das discussões será o de identificar e compreender como nos primórdios da fonografia no início do século XX houve a procura por inúmeros caminhos e experiências antes que a música e a canção se tornassem o elemento cultural e a mercadoria central da indústria fonográfica. Tudo indica que nesta fase apareceu, como se pretende conceituar, uma espécie de Fonografia do Cotidiano que apresentava, discutia e questionava aspectos da vida em profunda transformação naquele período. Geralmente ela estava direcionada a tensionar a vida moderna em comparação com a dinâmica mais compassada do cotidiano arcaico em desestruturação. Ao captar essas mudanças os fonogramas registraram por meios sonoros as alterações mais gerais das sensibilidades em curso nos inícios do século XX. Ademais, essa fonografia desempenhou uma função pedagógica importante de formação de novas escutas mediadas pelas máquinas. Desta forma, a fonografia do cotidiano estava intimamente associada à construção de uma nova cultura sonora.

 2025-21-04-MODULO-SONOGRAFIA-PT.INET
 © Edith Irvine
 
José Geraldo Vinci de Moraes Professor Associado MS-3 de Teoria e Metodologia da História do departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH-USP e foi professor credenciado do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Música da ECA -USP. É Livre-Docente e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado na Université Paris-Ouest Nanterre. Pesquisador PQ-1 do CNPq, área CA-AC, Música. Editor da Revista de História (2013-2017) e membro do Conselho Editorial (2009-2023). Coordenador do Laboratório de História e Cultura Sonora (LHCS-USP), do Grupo de Pesquisa CNPq Entre a Memória e a História da Música, e membro titular do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens-USP) e do Laboratório de Estudos do Som e da Música (LMS-Unicamp).É autor de inúmeros artigos e vários livros, com destaque para Sonoridades paulistanas (prêmio Silvio Romero MinC-Funarte. Ed. Funarte, 1997), Metrópole em sinfonia (Estação Liberdade, 2000), Conversas com historiadores brasileiros (Ed. 34, 2002), Arranjos e timbres da música em São Paulo (Ed. Paz e Terra, 2004), História e música no Brasil, (Ed. Alameda, 2010), Michel de Certeau: pensador das diferenças. (Ed. Vozes, 2011), Criar o mundo do nada. A invenção de uma historiografia da música popular no Brasil (Ed. Intermeios, 2019) e Cidade (dis)Sonante. Novas práticas e culturas sonoras em São Paulo no início do século XX (Ed. Intermeios, 2023).