• Dança7
Menu

SEMINÁRIO PERMANENTE EM CRIAÇÃO, PERFORMANCE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA 

O Seminário Permanente do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md é um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho mais atual e investigações em curso.

 

01.04.2025 | 18h30 | Auditório do DeCA | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

 

Entrada livre e presencial.

  

Concerto: R.S.V.P. - piano, piano de brincar, video, e ação / Késia Decoté

O espectador liberta-se: pensa e age por si mesmo! O teatro é ação! Pode ser que o teatro não seja revolucionário em si mesmo, mas não tenham dúvidas: é um ensaio da revolução! (BOAL)

Neste programa, a pianista Késia Decoté convida o público – e a si própria – a refletir sobre o papel ativo de cada um no fazer musical e a explorar diversas possibilidades na criação da sua própria experiência musical.

Este concerto é parte resultante da investigação de pós-doutoramento “Music as an Invitation – Liveness in Digital Piano Performances through Participating Audiences”, um projeto Marie Skłodowska-Curie Actions liderado por Késia Decoté na Universitetet i Bergen, Noruega, financiado pela União Europeia.

 

Programa

Aviva Endean - A face like yours (video – uma obra participativa)*
Michael Pisaro – half-sleep beings (para piano)*
Sara Carvalho occupied mirrors (para piano de brincar e público)*
Alwynne Pritchard – Hecate writes (para video e piano)*
John Cage - 4’33’’
Miriama Young - Grey Ghost (para piano e playback tocado através dos telefones celulares do público)*
 
*estreia portuguesa

 2025.25.03.kesiadecotee

 

Sobre Késia Decoté

Késia Decoté é uma pianista brasileira especializada em música contemporânea e em práticas interdisciplinares. Interessa-se pela exploração de formas inovadoras de apresentação da música para piano, procurando criar experiências artísticas imersivas e únicas para o seu público. Apresenta-se regularmente como recitalista e performer em espetáculos interdisciplinares na Europa, no Brasil e no Canadá.

No campo discográfico, lançou pelo selo Nonclassical o EP Para a Frente, um álbum que reúne peças para piano, piano de brinquedo e eletrónica, compostas para si por compositores britânicos da nova geração.

Doutorada em Artes e Música e Mestre (com distinção) pela Oxford Brookes University, é também Mestre e Licenciada (cum laude) em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é investigadora de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie na Universidade de Bergen, onde desenvolve um projeto sobre novas formas de participação de mulheres e meninas em apresentações de música clássica.