• Piano
Menu
29 e 30 de Outubro de 2019 | 14.00-18.00 | NOVA FCSH
 
 
 
 
Este workshop convida à iniciação na gravação de sons dos nossos espaços para construir histórias e transformar as gravações em narrações sonoras. As técnicas de gravação, escuta profunda, edição, montagem e escrita são práticas próprias da criação de documentários e peças sonoras que formam um campo interessante tanto para a análise antropológica como para a expressão artística ou jornalística. As sessões tem um enfoque experimental e prático nestas fases, portanto, os participantes são convidados a começar a desenvolver uma ideia, uma história, um pequeno projeto durante o workshop. É também um encontro para reflectir e trabalhar o som como património cultural e guardião das memórias: o som como uma arte do tempo, constantemente em construção e em permanente mudança.
 
Organização: Projeto "Sounds of Tourism" (PTDC/ART-PER/32417/2017)
Coordenação: Iñigo Sánchez
Parcerias: INET-md, NOVA FCSH e "In the Dark"
 
 
 
 
Laura Romero é autora de rádio, sonoplasta e investigadora. Nascida em València, doutorou-se em Comunicação e Média na Espanha e se formou em documentário sonoro na França. É professora de áudio na Universitat Oberta de Catalunya e durante os últimos meses trabalhou como investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Dirige regularmente encontros e workshops especializados em arte radiofónica e cultura de escuta. Realizou trabalhos sonoros para diferentes rádios e centros culturais da península ibérica e da França. O seu trabalho pessoal é baseado na intimidade e na poesia do som como uma ferramenta poderosa para contar histórias e preservar memórias.
 
 
 
 
PROGRAMA
 
29 de Outubro
 
14-16h: Introdução à arte radiofónica, paisagem sonora e narrativa documental. Oralidade e espaços como ferramentas de estudo. Audição e análise narrativa e estética de peças sonoras internacionais.
16-18h: Guias e dicas para a preparação e escrita de uma mini história sonora. Exercícios de sensibilidade de escuta. Técnicas de gravação.
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa). Avenida de Berna 26C (Lisboa)
 
 
30 de Outubro
 
14-16h: Introdução às técnicas de edição e montagem. Escuta, seleção e classificação de gravações. Avaliação dos materiais gravados.
16-18h: A escrita sonora. Guião e estruturas. Ritmo, tempos, profundidades e faixas.
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa). Avenida de Berna 26C (Lisboa)
 
 
31 de Outubro | Actividade associada
 
Sessão de escuta "In the Dark"
Local: Santos de Lapa (Rua de Sao Joao da Mata 30-32)
Entrada livre
 
In The Dark é um projeto colaborativo entre produtores e entusiastas da rádio, os seus eventos mensais de audição ao vivo são realizados em locais por toda a cidade de Londres e Lisboa. É como um cinema, mas sem as imagens. Nesta sessão, estaremos na companhia de Sofia Saldanha (PT) e Laura Romero (ES) e vamos escutar peças sonoras originais em inglese e espanhol. Mais informação em http://www.inthedarkradio.org/
 
 
 
 
Inscrição gratuita através do seguinte do formulário. Vagas limitadas a 20 participantes. A organização do evento seleccionará aos participantes em função da adequação do seu perfil as temáticas do projeto, a experiência de trabalho com o som e as possibilidades de estabelecer colaborações futuras nestes âmbitos. A organização tentará promover uma participação diversa e inclusiva. A seleção final dos participantes será comunicada por e-mail no dia 22 de Outubro.