• Bombos2
Menu
Seminário de Doutoramento
 
 
 
Entender a Marcação do Movimento a Partir da Dança e da Música
 
 
 
12 de Junho de 2019 | 14:00 - 19:00 | Faculdade de Motricidade Humana | Estúdio A
 
 
 
Resumo
Verbalizar e demonstrar musicalmente os movimentos enquanto os executamos é uma tarefa essencial no processo de ensino de dança. Contudo, nem sempre conseguimos ser eficazes numa atividade que excede amplamente a aparente operação trivial de contar.
Esta é a questão que nos leva a refletir sobre os conhecimentos intuitivos da música e do movimento que estão por trás do processo de transmissão da estrutura rítmico-métrica-expressiva do movimento dançado. Trata-se de tornar visível e consciente a parte expressiva da comunicação humana conhecida como “Musicalidade comunicativa” (Malloch & Trevarthen, 2008), uma comunicação de natureza não verbal que se apoia nas concordâncias rítmicas, de tom e de intensidade como narrativas — gestuais, sonoras e táteis — que estabelecemos com os outros. Durante o seminário vamos a analisar e praticar diferentes exercícios-critério de dança, interpelar o nosso conhecimento processual e declarativo, e inferir a estrutura rítmica musical considerando os níveis de regularidade associados a cada tipo de movimento.
Essencialmente pretendemos fundamentar e enfatizar a importância que a forma de “marcar” os movimentos de dança assume no sucesso da comunicação entre bailarinos e eventualmente entre bailarinos e músicos.