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Category
PhD Candidate
Ciência ID code
8414-D8EF-D2AD
Details

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Branch
Research Group

Júlia Fortuny Castellano

Biography

Júlia Fortuny Castellano (La Selva del Camp, Tarragona, 1995) é pianista clássica e contemporânea. Estudou Licenciatura em Piano e  Mestrado na Escola supeior de Música de Catalunã (ESMUC) e no Liceu de Barcelona com Pierre Reach, Enrique Bagería e Emili Brugalla. Especializou-se com o Master Klavier Duo no Mozarteum de Salzburgo sob a orientação de Yaara Tal e Andreas Groethuysen. Posteriormente, também se aprofundou com o Mestrado em Técnica de Piano e Biomecânica pela ESMAR e Musikeon com Luca Chiantore e Pablo Gómez Ábalos. Atualmente, é estudante no  Programa de Doutoramento em Música da Universidade de Aveiro, com Luca Chiantore e Fausto Neves. Ao longo da sua formação recebeu bolsas oficiais da Fundação Pere Pons, do Liceu, da AIE e do Mozarteum pelo seu desempenho artístico e académico. Com o projeto artístico Duo de pianos Sánchez & Fortuny foi premiada em vários concursos e atuou em vários palcos de Espanha, Catalunha, Andorra, Áustria, Portugal, Israel e Cazaquistão. Em 2022, o Duo publicou o seu primeiro CD duplo com música a quatro mãos de Schubert, Mozart, Czerny e Reger no âmbito da investigação da sua tese de mestrado. Projeto de Doutoramento Título: “Quatro mãos, multidão de personagens: Uma performance dramatizada dos duetos de piano de Wolfgang Amadeus Mozart”

Advisor Lucas Chiantore

Co-Advisor Fausto Neves

Abstract This project consists of developing forms of interpretation that explore the potential of dramatization, dialogic, corporality and theatricality typical of the operatic scene in the interpretation of Wolfgang Amadeus Mozart’s piano duets. The links between opera and instrumental music have been highlighted on multiple occasions, with special attention to the case of Mozart, either from the point of view of the performer, or from the point of view of those who are dedicated to musicology, musical semiotics, theory and analysis. However, the reality is that the potential of operatic dramatization has not systematically permeated the performance of instrumental music, despite these discourses. This reality has a field of application in Mozart’s repertoire for two pianists with its own and especially stimulating characteristics.

Keywords: Artistic research; Mozart; Piano duo; Opera; Dramatization; Musical significance; Musical dialog; Corporality; Embodied knowledge.