
Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.
2025-11-19 | 18h – 19h30 | Sala 8E, Edifício Esteiros, Faculdade de Motricidade Humana
Evento híbrido (presencial e online), entrada livre, mediante preenchimento do formulário de inscrição
Informações para participantes online:
Join Meeting | Microsoft Teams
Meeting ID: 352 153 448 827 2
Passcode: RF6ir3HS
Um grupo e pesquisa em processo: LUME 40 anos de ação e pensamento no Brasil
Renato Ferracini | Universidade Estadual de Campinas
Este evento, organizado por Cecília de Lima, investigadora integrada do Grupo de Investigação de Estudos em Dança (GIED) do INET-md, polo FMH e ESD, contará com a presença Renato Ferracini, ator do LUME desde 1995 e professor de pós-graduação na UNICAMP desde 2007, que abordará o tema LUME 40 anos de ação e pensamento no Brasil – Um grupo e pesquisa em processo.
Trata-se de uma conversa em que o convidado pretende contar um pouco da história e das atuais pesquisas desenvolvidas pelo LUME, bem como a relação potente entre a pesquisa artística e a académica.
O Lume nasceu na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, no ano de 1985, como um centro de pesquisa em atuação, idealizado por Luís Otávio Burnier. No ano de 1993 veio a se tornar o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – Lume. Nesse tempo tem se dedicado ao aprofundamento da arte da atuação e promove de forma efetiva a pesquisa cênica sendo, hoje, reconhecido internacionalmente por seu trabalho teatral, além de atuar no território híbrido de interdisciplinaridade artística teatro-dança e teatro-performance e de realizar pesquisas na arte da palhaçaria, da mímesis corpórea, dos treinamentos e da presença cênica. Esse reconhecimento vem tanto pela singularidade de suas técnicas e produção artística, pelos livros e revistas publicados, como também por sua postura ética frente ao ofício teatral. Por meio de seus espetáculos, cursos, intercâmbios culturais e da reflexão conceitual sobre o corpo-em-arte, celebra o teatro como poética do encontro e o espaço ideal de potencialização de outros modos de existência, compondo e tecendo a arte cênica presencial como território privilegiado de pesquisa na área das artes cênicas, mais especificamente na área de atuação.
“… Trabalhar o ator é, sobretudo e antes de mais nada, preparar seu corpo não para que ele diga, mas para que ele permita dizer. A arte de ator é uma viagem para dentro de nós mesmos, um reatar contato com recantos secretos, esquecidos, com a memória. A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço, acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator quanto para o espectador.” Luís Otávio Burnier – Fundador do LUME
Renato Ferracini | Ator, Pesquisador, Pai, Filho (mas Neto não mais, infelizmente!). Usa Brincos. Rizomático. Crítico. Positivo. Vital. Livre, Solto e Careca. Carrega sempre um pouco de amarelo, sol e noite nos bolsos para distribuir gratuitamente. Mesmo já dito o mais importante salienta-se que possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador do LUME – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. Foi Presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Ates Cênicas na gestão 2019/2020/2021. É professor com credenciamento permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – IA – UNICAMP. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação – como professor convidado – na USP, UFPB (especialização), FURB (especialização), Escola Superior de Artes Célia Helena, Universidade de Évora (Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (Portugal). Possui seis livros publicados: “A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator” (Editora da UNICAMP e FAPESP – 2001), “Café com Queijo: Corpos em Criação” (HUCITEC e FAPESP – 2006), “Corpos em Fuga, Corpos em Arte – ORG” (HUCITEC e FAPESP – 2006); “Ensaios de Atuação” (Perspectiva e FAPESP – 2013); Práticas Teatrais (Ed. da UNICAMP e FAPESP – 2020) e Entre cenas, memórias e estilhaços (Ed. da UNICAMP – 2022). É organizador de outros 3 livros editados pela ABRACE e HUCITEC em parceria com outros pesquisadores da área. Foi contemplado com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da UNICAMP em 2021 além de outros dois Prêmios Shell (2013 e 2018) por trabalhos desenvolvidos no LUME. Possui inúmeros artigos publicados nos principais periódicos das artes da cena além de vários capítulos em livros em obras importantes do campo. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 22 diferentes países. Maiores detalhes de sua produção podem ser encontrados no site www.renato.lumeteatro.com.br