SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
10.12.2025 | 14h30 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Torre A (Lisboa) | Sala A006 | Online
Entrada livre, presencial e online.
Revisitando a patrimonialização da música árabe no Cairo pós-colonial
Salwa El-Shawan Castelo-Branco | INET-md/NOVA FCSH
Nesta apresentação, revisito e expando a minha pesquisa em torno da patrimonialização da música árabe no Cairo pós-colonial, abrangendo o período que se estende entre finais da década de 1960 e a actualidade. Discuto diversas perspetivas em torno do património da música árabe (turath), as políticas culturais que enquadraram a patrimonialização desta prática musical, os modelos configurados para a sua representação, as ideologias e os discursos subjacentes e a agentividade de alguns músicos na produção do património. Examino ainda a interseção da política cultural, do posicionamento de classe e do património da música Árabe. O meu principal argumento é que o modelo inicial da patrimonialização da música árabe, representado por conjuntos musicais estatais, censurou as práticas performativas associadas ao tarab que constituem ingredientes fundamentais na estética da música árabe. Procurou regular o comportamento dos músicos e do público, impondo a adesão a um texto musical escrito e fixo e às normas de comportamento dos concertos de música «erudita» ocidental. Defendo ainda que a patrimonialização da música árabe transformou, ressignificou e posicionou uma prática musical popular urbana amplamente mediatizada (sobretudo pela indústria fonográfica e pela rádio), representada por artistas como Um Kulthum, num domínio expressivo erudito, um discurso de privilégio, que confere capital cultural e social à música, aos músicos e ao público.
Salwa El-Shawan Castelo-Branco | Professora Emérita de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, fundadora e Presidente Emérita do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na mesma instituição. Doutorada em Etnomusicologia pela Columbia University (Nova Iorque). Leccionou em várias universidades norte- americanas: New York University (1979 – 1982) e, na qualidade de professora visitante, na Columbia University, Princeton University, Chicago University e a Universidade de Califórnia em Berkeley. Foi igualmente investigadora visitante na Universidade de Cambridge no Reino Unido. Tem levado a cabo investigação de
terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade, patrimonialização, e música e conflito, assuntos sobre os quais têm diversas publicações nacionais e internacionais. De entre as suas publicações destacam-se: Music and the Making of Portugal and Spain, com Matthew Machin-Autenrieth e Samuel Llano, Illinois University Press (2023), livro que ganhou o Prémio Ellen Koskoff da Society of Ethnomusicology (2024) e a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (ed.) (4 vols). Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates (2010). De entre os cargos que desempenhou destacam-se: Presidente do Conselho Internacional de Música Tradicional (2013 – 2020); Vice-Presidente da Society for Ethnomusicology (2007 – 2009) e do International Council for Traditional Music (1997-2001 e 2009-2013); Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa (2007-2009); Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Musicais (1996 – 2006). Foi eleita membro honorário da American Academy for Arts and Sciences (2024). Recebeu o Prémio Imaterial (2024), o Prémio de Mérito Científico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2022), Glarean Award para investigação em música da Sociedade Suíça de Musicologia (2013), as Medalhas de Mérito Cultural de ouro e de prata das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais, respectivamente (2012 e 2007), e o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (2010).