
Nos dias 15 e 16 de setembro de 2025, decorre na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil, um workshop internacional baseado no livro Postcolonial Aeromobilities: Branding, Cultural Governance, and Tourism Imageries (Routledge, 2025), com co-edição dos investigadores Bart Vanspauwen (INET-md, NOVA FCSH) e Iñigo Sánchez (Institute of Heritage Sciences, INCIPIT-CSIC).
A convite de Carolina Castellitti (UERJ), uma das autoras que contribuiu para a obra, o evento promove, assim, também o lançamento oficial do livro, num evento que se prevê rico em discussões, na intersecção dos campos do turismo, da geografia, da história, da comunicação, da administração e das ciências sociais.
O lançamento está agendado para 16 de setembro no Departamento de Turismo do campus Maracanã da UERJ (Auditório 91, campus Maracanã).
Bart Vanspauwen, co-organizador do evento, será também co-anfitreão, com Lucas Gamonal Barra de Almeida (UERJ), da oficina “Turismo, Produção Cultural e Marketing”, agendada para 15 de setembro, e na qual se propõe explorar de que forma o turismo, a produção cultural e o marketing se cruzam na construção de identidades contemporâneas. Os participantes serão convidados a debater como companhias aéreas, destinos turísticos e agentes culturais moldam imaginários de viagem, estratégias de branding e narrativas patrimoniais em contextos pós-coloniais.