INET-md contribui para exposição digital sobre os cinco sentidos
Cristina Fernandes, investigadora do INET-md, integrou a equipa do projecto de Cultura escenográfica en el contexto hispánico de la Edad Moderna: un enfoque holístico, financiado pelo Ministerio de Ciencia e Innovación, España (AEI/10.13039/501100011033), e sediado na Universidad Complutense de Madrid, na Universidad de Málaga e no Theatermuseum de Viena.
Um dos principais resultados foi a exposição digital Five Senses – a Digital Exhibition: Sensoriality, Art and Scenographic Culture in the Early Modern Period, que propõe novas formas de compreender e experienciar a arte através dos cinco sentidos, explorando o potencial dos meios digitais como espaço de criação, fruição e investigação.
Cristina Fernandes coordenou o grupo responsável pelo sentido da Audição, no qual participaram também as historiadoras de arte Susana Varela Flor (IHA, NOVA FCSH) e Giuseppina Raggi (CES, Universidade de Coimbra). Neste caso específico foi idealizado um guião que combina memórias sonoras e narrativas de acontecimentos históricos, artísticos e musicais relativos a Espanha e Portugal nos séculos XVII e XVIII. Este pode ser vivenciado de duas maneiras: (1) apenas através da audição (podcast disponível em português, espanhol, inglês e alemão) e (2) audição com acompanhamento de imagens.
Five Senses – a Digital Exhibition, com curadoria de Carmen González-Román, Concepción Lopezosa Aparício e Rudi Risatti, foi apresentada no dia 7 de Outubro, no Museo Thyssen-Bornemisza, em Madrid, e é complementada por um volume de ensaios intitulado Cinco Sentidos. Sensorialidad, Arte y Cultura Escenográfica en la Edad Moderna, publicado pela editora Tirant Lo Blanch e disponível em acesso aberto.