• KovaM
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Faculdade de Motricidade Humana | Universidade de Lisboa
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 414 9179

Nota Biográfica

Eva Azevedo, nascida em 1977, iniciou o seu percurso profissional no Ballet Clássico, sendo que é na Dança Contemporânea, no Movimento Somático, na Dança Africana e no Afro-Contemporâneo que se sente melhor identificada.
Obteve formação e especializou-se em Dança "Tradicional Africana" e Dança "Afro- Contemporânea" no Senegal, Guiné Conacri, Burkina Faso, Benim, França e Espanha.
É Doutoranda em Dança, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e orientadora de Mestrado em Artes Cénicas na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Formada em Pilates pelo ALM Pilates Institute, é professora na Licenciatura de Interpretação na ESMAE e em várias outras escolas de dança.
É Professora de Dança da Costa Oeste de África desde 2003, tendo criado o seu próprio método de ensino "Farisogo Sira - O Caminho do Corpo na Dança Africana".
Apoiada pela GDA e pela Fundação Calouste Gulbenkian, a sua carreira conta com trabalhos de pesquisa, formação e criação artística, como bailarina e coreografa desde 2005, realizados em Burkina Faso, Benim, Brasil, Espanha, Itália e Portugal.
Trabalha, desde 2002, como monitora de dança, em vários projetos educativos, artísticos e sociais para crianças, sendo de realçar o Projeto Mus-e, apoiado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2005, juntamente com o músico Paulo das Cavernas, fundou o grupo Semente e o projeto/escola Sementinha.
É membro fundador da Associação Cultural Popolomondo, constituída em 2015.
Organiza eventos e formações sobre cultura africana, salientando nomeadamente a "Viagem de 24h a África!".



Ciência Vitae | ORCID



Grupo de Investigação: Estudos em Dança