• Guitarra
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Professor Convidado
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 22 507 33 83

Nota Biográfica

Nuno Peixoto de Pinho é licenciado em Composição pela ESMAE (2007). Em 2016, doutorou-se em Ciências e Tecnologia das Artes pela Escola das Artes da UCP-Porto, onde trabalhou sob a orientação de Erik Oña e Sofia Lourenço (2016).
A atividade de Nuno Peixoto de Pinho enquanto compositor abraça múltiplos géneros e formatos, da música orquestral à de câmara, passando pela música vocal e ensemble. Repertório que revela uma especial dedicação à música pré-existente, a partir da qual produz transformações e estabelece diálogos com outros géneros musicais, que resultam numa distorção/relação com a sua fonte. Desta forma, Nuno procura alcançar um novo "eu" ou como o próprio compositor denomina de "reciclagem musical". Objeto de estudo da sua tese de doutoramento: “Processos de Criação e Reutilização Musical a partir da obra do compositor Jorge Peixinho (1940-1995)”.
Algumas das suas obras têm sido premiadas em concursos internacionais, tais como 1º Prémio no 4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com a obra para orquestra "This is not a poem"; 2º Prémio no 1º Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho com a obra "Conciliabulu" para música de câmara; 1º Prémio no 2º Concurso de Composição - Academia de Flauta de Verão com a obra "OU" para flauta e contrabaixo; 1º lugar no 2º Concurso de Composição Francisco Martins, com a obra para orquestra "AGRYPNIA".
Atualmente leciona na Academia e Escola Profissional de Música de Espinho e Academia de Música José Atalaya [Fafe]. Desde 2007, é professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação e professor convidado na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, na área de composição musical. Leciona também na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica e exerce funções como membro investigador do Projeto Raízes – Canções Feirenses.