Henrique Amoedo

- Integrado | Doutorando
-
Faculdade de Motricidade Humana | Universidade de Lisboa
-
Estrada da Costa
-
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
-
Portugal
- Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Tel: (+351) 21 414 9179
-
Nota Biográfica
Licenciado em Educação Física e Desporto (1994) e especialista em consciencialização corporal (1999), inicia o desenvolvimento de trabalhos artísticos com pessoas com deficiência com a criação da Roda Viva Cia. de Dança. Com esta companhia que foi a primeira a atingir a profissionalização de pessoas com deficiência no Brasil, representa o país no "I Festival Internacional de Dança em Cadeira de Rodas" (Boston-USA).
Em 1999 inicia o Mestrado em Performance Artística – Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade (Lisboa). Conclui a sua dissertação de Mestrado em 2002, laçando assim o conceito de Dança Inclusiva, utilizado em diferentes países. Tal conceito propõe uma abordagem inovadora e agregadora sobre a participação de pessoas com e sem deficiência no panorama artístico e cultural. Neste mesmo ano (2002) supervisiona a criação da companhia de Dança Inclusiva, Cia. Experimental – Grupo Mão na Roda, em Diadema (São Paulo).
Atualmente, na mesma Universidade, em Lisboa, continua a investigar, no curso de Doutoramento em Motricidade Humana – Especialidade Dança que está a cursar, o conceito que criou.
No ano de 2000 é convidado pela Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação da Região Autónoma da Madeira para ministrar um conjunto de workshops sobre este tema. Tais ações, mais tarde, dariam lugar ao surgimento do Projeto Piloto Dançando com a Diferença e posteriormente a Associação homónima.
Como Diretor Artístico e coreógrafo já esteve a frente de projetos em diferentes âmbitos, destacam-se a criação de Grotox (para a Casa da Música, Porto) e ENDLESS (um projeto europeu de aprendizagem ao longo da vida).
A aproximação de importantes coreógrafos brasileiros e portugueses à realidade das pessoas com deficiência em cenários artísticos, acontece através dos trabalhos e intervenção de Amoedo. Destacam-se Edson Claro, Luis Arrieta, Henrique Rodovalho, Clara Andermatt, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Tânia Carvalho, La Ribot, entre outros.
Ciência Vitae | ORCID
Grupo de Investigação: Estudos em Dança