• Dança 3
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Natural de Americana, onde começou seus estudos de saxofone em 1982 na Escola Municipal de Música e realizou seus primeiros trabalhos na Banda Municipal de Americana. Sempre teve interesse por todos os instrumentos da família do saxofone e dos instrumentinos (flauta, flautim e clarinete), o que o fez procurar conhecimento necessário para tocar do sax barítono ao flautim. Para tal, estudou com vários dos mais renomados músicos de São Paulo e do Brasil, entre eles Nailor Aparecido de Azevedo (Proveta), Eduardo Pecci (Lambari), Cláudio Leal, Grace Lauren, Roberto Sion, Hudson Nogueira, Nivaldo Ornellas, Dilson Florêncio, Idriss Boudroua e Vitor Alcântara. Gravou e tocou com vários nomes da música popular brasileira e internacional, entre eles Jane Duboc, Elba Ramalho, Alceu Valença, Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Jon Anderson (Yes), Alice Cooper, Fito Paes, Toquinho, Maria Rita, Jair Rodrigues, Simoninha, Ivan Lins, Gal Costa e Zélia Duncan. Participou como músico convidado em concertos com as principais orquestras sinfoónicas do país, como Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Experimental de Repertório, Orquestras Municipais de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica Brasileira. Recentemente participou em concertos junto a importantes nomes do jazz, tais como Banda Mantiqueira, Tad Nash (EUA), Ben Alisson (EUA), Ohad Talmor (USA), Bepi Damati (Itália), Gilson Peranzzetta, Ryan Keberle (EUA) e Woody Witt (EUA). Participou como professor convidado em workshops e masterclasses de instituições brasileiras e internacionais, dentre elas a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Anhembi-Morumbi, Sax Fest Brasil na Universidade Santa Marcelina, Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB) e no Festival "Fiato al Brasile” da Scuola Comunale di Musica G. Sarti em Faenza (Itália). Atualmente é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, professor convidado do festival “Fiato Al Brasile” na Itália e estudante de doutoramento em música pela Universidade de Aveiro (Portugal) e pela UNESP (Brasil). Como instrumentista, lidera o Samuel Pompeo Quinteto, participa da Soundscape Big Band, da Banda Urbana e do BandoOzonze.
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Choro hodierno: um modelo prático-teórico para a criação e a performance no Choro
 
zz-teseSamuel1
 
 
Orientação
Jorge Salgado CorreiaGilvano Dalagna e Sonia Regina Albano de Lima
 
Resumo
Historicamente, o Choro—uma prática performativa predecessora da música popular urbana e uma das mais importantes manifestações da música brasileira—tem se mantido restrito a um conjunto de postulados técnico-interpretativos que ainda remontam aos seus primórdios (e.g. utilização da forma rondó, uso predominante de formas binárias, improvisação calcada na melodia, movimentação constante do baixo e intensa inversão dos acordes). Se por um lado a fidelidade a estes postulados tem contribuído—de certo modo—para a preservação desta prática performativa, por outro lado esta mesma fidelidade tem restringido o desenvolvimento e expansão do Choro para além dos seus limites. Cientes desta limitação, diversos performers têm tentado promover aquilo que seria uma “modernização” do Choro. Contudo, estas tentativas—categorizadas de diversas formas na literatura (Choro moderno, Choro contemporâneo, neo-Choro, Choro de concerto, Choro fusão, Choro híbrido)—estão longe de serem consensuais e nem sempre atingem o objetivo proposto.
No sentido de oferecer uma resposta a esta problemática, proponho uma nova tipologia de Choro, que designo como Choro hodierno. Basicamente, o Choro hodierno é uma expansão (e não o abandono) de todos os postulados técnico- performativos supracitados que caracterizaram o Choro até os dias de hoje. O objetivo definido, portanto, para o presente projeto de investigação artística é o desenvolvimento de um modelo prático-teórico que oriente a performance do Choro hodierno. Partindo de um desenho de estudo cíclico baseado na estrutura de uma investigação-ação, o modelo teórico-prático proposto desenvolver-se-á através do estudo sistemático das diferentes tipologias de Choro e de suas limitações (planificação), da experimentação e criação a partir dos postulados técnico- interpretativos do Choro hodierno (ação) e de uma análise crítica desta experiência (reflexão). O resultado será a composição e arranjo de dez obras construídas a partir do modelo teórico-prático e que serão apresentadas neste documento de tese por meio da descrição do processo criativo performático supracitado.