• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)
CV:

Nota Biográfica

Belquior Guerrero Santos Marques é aluno do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Mestre em Música (performance) pela Universidade de Aveiro/Portugal(2014) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Como solista e/ou membro de ensembles, apresentou-se na programação de ciclos de concertos e festivais como o 3º Festival Internacional de Violão Léo Brouwer (São Paulo), I Festival de Guitarra de Braga (Portugal), III Ponto de Guitarra (Vila Real/Portugal), Aveiro_Síntese 2018 (Aveiro/Portugal)Festival DME 60 e 61 (Lisboa/Portugal), Momento do Violão (Londrina/PR), Convite à Música (Maringá/PR), entre outros. É responsável pela estreia de várias obras de compositores europeus e latino-americanos. Integrou a Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá/PR como bolsista, e foi responsável pela estreia de obras encomendadas para a formação do grupo. Também atuou em várias ocasiões como solista junto à Orquestra de Cordas da UEM. Como docente, trabalhouna Escola de Música Óscar da Silva (Matosinhos/Portugale na Universidade Estadual de Maringá (PR).

Atualmente cursa o Doutoramento em Música (Performance) na Universidade de Aveiro (com bolsa CAPES) sob orientação de Pedro Rodrigues, e dedica-se à investigação do repertório para violão e eletrônica. Em 2018 realizou pesquisa de campo no Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM, Paris). Tem experiência como pesquisador e docente na área de Artes/Música com ênfase em práticas performativas.

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
Repertório para Violão e Eletrónica: Narrativas Históricas, Representação, Permanência e Performance.
 
Orientação
Pedro Rodrigues
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o repertório para violão solo e eletrônica. Num primeiro momento é realizada uma investigação sobre como a produção acadêmica concebe a história e os processos interativos na música mista. Em sequência, são propostas narrativas sobre a história do repertório para violão e eletrônica utilizando, de forma convergente, diferentes eixos discursivos. Após esta etapa, são analisadas diferentes formas de representar a sincronia entre os sons instrumentais e eletroacústicos e investigada a condição de sustentabilidade das obras e as ações necessárias para sua permanência. Por fim, a performance do repertório é discutida através de entrevistas, revisões da literatura e da experiência prática do autor com algumas obras.