• Dança 1
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Dedicada à interpretação, docência e investigação artística. Inicia os seus estudos musicais no Agrupación Musical L’Amistat de Quart de Poblet e realiza estudos superiores na especialidade de flauta no Conservatorio Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valencia. Continua a sua formação flautística com Juana Guillem e mais tarde com Benoît Fromanger e Marcos Fregnani. Participa em masterclasses de Pierre-Ives Artaud, Peter Lukas Graf, Vicens Prats, Peter Lloyd, Riccardo Ghiani e Salvador Martínez. Descobre o traverso barroco em cursos com Wilbert Hazelzet e participa posteriormente em curso com o Professor Peter Thelheimer, trabalhando em ensemble de flautas históricas.
Obtém o Mestrado em Interpretação Histórica na especialidade de traverso barroco e o Mestrado em Pedagogia Instrumental na Hochschule für Musik de Nürnberg com classificação máxima.
Desde 2002, é membro do corpo docente de Música e Artes Cénicas da Generalitat Valenciana. Lecionou seminários de pegagogia musical, organizados pelo Goethe Institut, em La Paz (Bolivia) e Lima (Perú). 
Participa em festivais de música de cámara em Nürnberg, Erlangen, Banz, assim como em concertos sinfónicos com membros da Orquesta Sinfónica de Bamberg. Gravou vários CDs de música barroca con Marcos Fregnani e Susanne Hartwich-Düfel, um deles dedicado à música barroca de Franconia (Alemanha). Realiza concertos de música barroca com instrumentos históricos com o grupo Musica Trobada. 
Atualmente frequenta o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro, Portugal. Participou nos congressos de investigação artística Hands on Flute de Aveiro em 2017 e 2018, assim como no II Congrès Doctoral de musique et musicologie de la Universidad La Sorbonne, Paris 2019. Participou ainda no Symposium “Correct, but not beatiful. Performance II” da Universidade de Sidney em Viena em Setembro de 2019.
 
Ciência Vitae | ORCID
 
 
PROJETO DE DOUTORAMENTO
 
Título

Não só Böhm: flautas alternativas ao sistema Böhm na Alemania no final do s. 19 e início de 20

 

Orientação 
Pedro Couto Soares e Jorge Salgado Correia
 
Resumo

As flautas de Maximilian Schwedler (1853-1940) constituem um capítulo importante no desenvolvimento da flauta transversal na Alemanha, onde o som da flauta do sistema Böhm (1847) não era aceito. Seguindo a tradição sonora das antigas flautas de sistema, construídas em madeira e com tubo cônico, a Schwedler constrói seus modelos de 1885, 1895 e 1898, que representam o último elo das antigas flautas. Com elas pretendia competir em volume sonoro e facilidade técnica com a flauta do sistema Böhm, mas sem perder o som suave e rico em nuances timbrais das antigas.
Meu objetivo é, através da Pesquisa Artística, criar um documento sonoro através das peculiaridades que essas flautas oferecem, descobrir as modulações sonoras que descrevem as fontes do momento histórico e buscar meu próprio som com elas. Ao mesmo tempo, busco as características do repertório escrito para essas flautas para configurar um programa de recital como resultado sonoro desta pesquisa.