• Dança 6
Menu
Coordenador

 

O Laboratório Vídeo da NOVA | FCSH foi criado no âmbito do Projecto de Reequipamento FCT (REEQ/1035/EAT/2005), tendo sido inaugurado em 2007.

Constitui um espaço de apoio à actividade de investigação e de ensino, bem como para a prestação de serviços externos a parceiros que recorrem ao INET-md enquanto instituição dotada de capacidades técnicas e científicas de excelência.

O Laboratório Vídeo é um elemento fundamental na formação de investigadores estudantes de em disciplinas leccionadas nas Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, dotando-os com as competências necessárias à transcrição de audiovisual nativa em qualquer suporte.

Actua enquanto espaço de criação de conteúdos áudio para a transcrição, armazenamento e análise de materiais gravados com equipamento cedido pelo INET-md aos seus investigadores para utilização em contexto de trabalho de campo.

 
Lab_INET_Som_Imagem_1SMALL.jpg
 
 
 

Funciona também enquanto estação de trabalho diretamente associada aos Grupos de Investigação e respectivos projectos do INET-md, permitindo ainda a criação de conteúdos para o INETBase - Banco de Dados do INET-md, bem de todas as Bases de Dados daí decorrentes, cumprindo desse modo a obrigação de partilha dos materiais trabalhados com a sociedade.

O Laboratório Vídeo está apetrechado com equipamento representativo de diversos períodos de gravação vídeo do século XX e XXI, onde se incluem:

Suportes magnéticos de imagem em movimento, digitais e analógicos, como:

  • Hi8

  • Video8

  • VHS

  • BetaCam

  • Mini DV

 

Todo o equipamento encontra-se adaptado aos requisitos contemporâneos e às melhores práticas de arquivismo audiovisual.

 
Lab_INET_Som_Imagem_2SMALL.jpg